Postado em domingo, 30 de outubro de 2016
às 11:36
Atualizada em segunda-feira, 31 de outubro de 2016
às 17:55
Alfenas empata fora na 1ª partida das finais da Copa Alterosa
A seleção de futsal de Alfenas busca o bicampeonato na competição.
Alessandro Emergente
Jogando fora de casa, a seleção de futsal de Alfenas conquistou um empate na primeira partida das finais da Copa Alterosa. O confronto em Alpinópolis, no Ginásio Cassiano José Lemos na manhã deste domingo, terminou em 2 a 2 e a grande decisão será no próximo domingo em Alfenas.
Na partida deste domingo, as duas equipes iniciaram o jogo mais cautelosas e marcando mais atrás. Segundo o técnico de Alfenas, Márcio Costa (Dunga) e Rodriguinho, um dos líderes da equipe, a marcação é um dos pontos fortes de Alpinópolis que também tem um contra-ataque perigoso.
Apesar da forte marcação na quadra de defesa, Alpinópolis não conseguiu evitar que Alfenas saísse na frente no placar. Aos 18 minutos, Renatinho cobrou escanteio, a bola desviou e entrou: 1 a 0.
Mas apenas um minuto depois, a arbitragem marcou uma falta, contestada pela equipe de Alfenas. Na cobrança, a bola bateu na barreira e sobrou para Danilinho chutar e marcar: 1 a 1.
A equipe de Alfenas iniciou a partida com algumas mudanças em relação ao time que vinha começando as partidas. Uma delas foi a ausência de Luiz Eduardo, um dos destaques do time na competição e titular absoluto, que foi “poupado” pelo treinador. Com dois cartões amarelos, se tomasse o terceiro ficaria fora da final no próximo domingo.
Rodriguinho, que se recuperou de uma contusão, também tem dois cartões amarelos e estava “pendurado”. Por isso, Dunga evitou a escalação do atleta. Mesmo assim, Rodriguinho teve que entrar durante a partida para fazer os revezamentos para não cansar os demais jogadores.
Outra novidade foi o goleiro Gui que começou a partida entre os titulares. Foi uma opção de Dunga, que destacou o bom rendimento do atleta no treinos. Com isso, o time iniciou com Gui (goleiro), Eduardo Mamão (fixo), Renatinho (ala), Buguinho (ala) e Vinícius Formigão (pivô).
2˚ Tempo
Na segunda etapa da partida, Dunga substituiu Gui, colocando Felipe Filé no gol. Havia o risco de precisar jogar com o “goleiro linha” e, por isso, o treinador optou por retornar com Filé, atleta mais experiente e que tem o chute como uma das virtudes.
Alpinópolis, segundo Rodriguinho e Dunga, continuou mantendo o esquema tático mais defensivo, sem arriscar muito. O treinador, além de revezar Rodriguinho com alguns atletas, também usou Natanael (Gamel), que chegou a entrar no lugar de Buguinho.
Por volta dos 17 minutos do segundo tempo, num rápido contra-ataque, Renatinho fez mais um: 2 a 1 para Alfenas. O atleta é o artilheiro da competição com 14 gols. Alpinópolis passou então a usar o “goleiro linha” em busca do empate. E faltando apenas 30 segundo, conseguiram o empate em 2 a 2.
A grande final
Com esse resultado, o empate no próximo domingo leva a partida para a prorrogação. Persistindo o empate, Alfenas levará o título pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, a equipe conquistou o título diante da torcida.
A final será no Ginásio Municipal Tancredo Neves a partir das 10h. Dunga terá o time completo à disposição. A exceção é apenas Rogério Cebolinha, um dos principais atletas da equipe, que não foi inscrito na Copa Alterosa devido a uma contusão. Ele se recupera de uma cirurgia no joelho e a previsão de retorno é para março do ano que vem.
Para a final, Rodriguinho também estará à disposição. Ele já se considera recuperado do problema nas panturrilhas, mas ainda busca recuperar o ritmo de jogo e a forma física. Foram 45 dias de recuperação, incluindo treinos sem bola.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Alfenas empata e fica com o vice-campeonato da Copa Alterosa
- Alfenas perde a primeira partida das finais, mas decidirá título em casa
- Alfenas decidirá título da Copa Alterosa nos dias 7 e 14 de dezembro
- Alfenas vence e é finalista da Copa Alterosa de Futsal
- Alfenas perde em Campo Belo e treinador faz balanço
COMENTÁRIOS