Postado em sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Abate de frangos e suínos cresce em Minas

Os preços mais acessíveis que os da carne bovina e as exportações em alta fizeram com que o abate de frangos e suínos...


Do FAEMG

Os preços mais acessíveis que os da carne bovina e as exportações em alta fizeram com que o abate de frangos e suínos, em Minas Gerais, encerrasse o segundo trimestre com alta de 8,1% e 9,2%, respectivamente, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já o abate de bovinos recuou 12,9% e a produção de leite ficou 8,3% inferior. A retração foi influenciada pela estiagem registrada nos últimos anos e pelos custos elevados da produção de leite, principalmente com o milho e a soja.

Os dados são da Pesquisa Trimestral de Abate de Animais elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada nessa quinta-feira (15).

Segundo o levantamento, o abate de suínos encerrou o segundo trimestre com alta de 9,2% frente a igual período do ano anterior, somando 1,3 milhão de cabeças. Em relação ao volume das carcaças houve aumento de 7,2% no peso, que totalizou 114,7 mil toneladas.

No acumulado do primeiro semestre, o abate também ficou maior, somando 2,63 milhões de cabeças, variação positiva de 2,66% frente aos 2,47 milhões de cabeças abatidas entre janeiro e junho de 2015.

Os mercados interno e externo aquecidos contribuíram para o bom desempenho dos abates de suínos. De acordo com o IBGE, no segundo trimestre de 2016, o volume de carne suína destinada ao mercado externo ficou 250% maior, com o embarque de 4,3 mil toneladas, ante as 1,26 mil toneladas destinadas em igual período do ano passado.

O abate de frango em Minas Gerais também foi estimulado pelo aumento das exportações, que no segundo trimestre deste ano cresceram 21,2%, com a destinação de 64,4 mil toneladas ao mercado internacional. Com a demanda aquecida, o abate de frango somou 118,9 milhões de cabeças, aumento de 8,1%. O peso das carcaças alcançou 241 mil toneladas, elevação de 7,4%.

No semestre, foram abatidos 238 milhões de frangos, variação positiva de 9,3% frente a igual período do ano anterior.

FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo