Postado em quinta-feira, 8 de setembro de 2016 às 13:28

Soja Plus

Júlio César Pereira Júnior, proprietário da Fazenda Pombo, em Uberlândia (MG), é um dos 5 mil produtores que receberam...


Do FAEMG


Júlio César Pereira Júnior, proprietário da Fazenda Pombo, em Uberlândia (MG), é um dos 5 mil produtores que receberam assistência técnica por uma semana do Soja Plus. Ele diz, no vídeo, que a preocupação não é somente produzir de forma sustentável pensando na Europa. A preocupação “é com a minha fazenda, com meus filhos e meus netos que vão precisar dela”.

Um dos funcionários dessa propriedade, Odorico Borati, diz que com o Soja Plus o trabalho é executado com mais satisfação, por causa da limpeza e da organização das instalações. As fazendas inscritas no programa recebem, de forma gratuita, assistência técnica individualizada, cursos sobre legislação social e ambiental, placas orientativas, vídeos sobre diálogo diário de segurança, blocos de controle de entrega de documentos, manual de normas legais, kits de primeiros socorros, manuais sobre o Código Florestal e sobre construções rurais, entre outros materiais.

O programa aplica checklist com 200 indicadores socioambientais, emite um relatório completo sobre os pontos positivos e frágeis da fazenda.

A UFV (Universidade Federal de Viçosa) é parceira do Soja Plus e envia estagiários treinados às propriedades rurais com o objetivo de aplicar esse checklist. O estagiário “esqueleta” a fazenda, confirma o proprietário da Pombo. Ele faz um diagnóstico completo dos pontos que estão de acordo com a legislação socioambiental e aqueles que precisam ser adequados.

O professor Aziz Galvão, da UFV, diz que o Soja Plus é muito importante” para o agronegócio brasileiro, em especial para a soja, e serve de exemplo a outras cadeias produtivas. O Soja Plus surgiu para melhorar a produtividade e garantir bem-estar social às fazendas e às comunidades vizinhas, avalia.

Instituído em 2011, em parceria entre a Abiove e a Aprosoja-MT, hoje o Soja Plus está presente em quatro estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Cerca de mil produtores já receberam assistência técnica em suas propriedades. O programa segue um modelo de parceria que junta indústria, academia, produtores e sociedade civil.

Soja Plus em mandarim – O Soja Plus já é conhecido na China, e há crescente interesse chinês pela sojicultura brasileira. A China é o principal país importador de soja em grão do Brasil. Em abril deste ano, a Abiove e a Aprosoja-MT assinaram um memorando de entendimento com a China Soybean Industry Association (CSIA). Essa entidade é ligada ao Ministério da Agricultura da China e tem 700 associados (produtores rurais, processadores e traders). A Abiove tem 12 associadas, responsáveis por 60% do processamento e da comercialização de soja.

O memorando de entendimento foi um primeiro passo para a valorização do Soja Plus pelos chineses, disse, na ocasião, o secretário-geral da Abiove, Fabio Trigueirinho. Segundo ele, está na agenda buscar apoio financeiro de fundos internacionais e de empresas chinesas, para a expansão e o fortalecimento do programa.

FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo