Postado em quinta-feira, 8 de setembro de 2016 às 13:27

Concurso Coffee of The Year 2016

Por dois anos consecutivos, o produtor Clayton Barrossa Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, Alto Caparaó (MG), foi o campeão do Coffee of The Year...


Do FAEMG

Por dois anos consecutivos, o produtor Clayton Barrossa Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, Alto Caparaó (MG), foi o campeão do Coffee of The Year, concurso de cafés especiais, que escolhe os dez melhores do Brasil em cada safra. Vencedor em 2014 e 2015, ele conta que a visibilidade obtida após a premiação foi fundamental para o desenvolvimento da sua produção. Afirmação que reflete exatamente a proposta do campeonato, que é dar oportunidade para os produtores se destacarem no cenário nacional e internacional, além de comercializarem seu produto nas salas de cupping (prova de cafés).

Em 2016, a eleição acontece mais uma vez durante a SIC (Semana Internacional do Café), entre os dias 21 e 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. As inscrições terminam na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro. Um dos eventos mais aguardados da SIC, o Coffee of The Year reúne amostras nacionais de café, enviadas por produtores de todo o país, que serão provadas por classificadores nacionais e internacionais, por meio de uma parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – campus Machado. Os 10 melhores são selecionados para que os visitantes da SIC tenham a oportunidade de degustá-los, às cegas, e votar no seu preferido. O resultado final é divulgado no último dia do evento.

A lista dos TOP 10, no entanto, é retirada de uma outra com 100 cafés, elaborada pela universidade de Machado. Os produtores dessas amostras serão convidados a participar das salas de cupping, organizadas durante a SIC 2016, e promover a experimentação para compradores e outros provadores profissionais. “Eles poderão apresentar o café e até mesmo comercializá-lo. É uma ótima oportunidade para divulgar o produto e realizar negócios”, destaca a diretora de Conteúdo da Café Editora, Mariana Proença, uma das organizadoras da Semana Internacional do Café.

Para entrar nesse seleto ranking, os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100, seguindo protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês). A avaliação sensorial leva em conta os itens: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade. “O Coffee of The Year é uma vitrine para o produtor, pois gera muito interesse pelo seu café e ainda mostra a qualidade da região. A cidadede Araponga (MG), por exemplo, teve quatro inscritos entre os 10 melhores do ano passado. Também mostra uma tendência para o mercado”, completa Mariana.

O produtor Clayton Barrossa, que largou o surfe para se dedicar à cafeicultura, é o melhor exemplo disso. Tanto ele quanto a região de Alto Caparaó passaram a ser reconhecidos como referência em cafés especiais após as premiações. “O lote vencedor do Coffee of The Year foi exportado para diferentes países, como Alemanha e França, sendo comercializado em cafeterias reconhecidas internacionalmente”, ressalta. Ele acrescenta que o caminho para o sucesso é buscar inovar constantemente e acompanhar de perto toda a produção. “O produtor que busca um campeonato tem que estar sempre trabalhando e, principalmente, conhecer a sua própria região. Acompanho todos os processos, inclusive a secagem”, garante. Barrossa também revela que sempre volta da SIC com “a cabeça mais aberta” e novas ideias para o produto.

FAEMG


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