Postado em segunda-feira, 28 de setembro de 2015 às 13:54

Minas x França: variedade de queijos no Estado é surpreendente

Sabe-se da existência de uma enorme diversidade de tipos de queijo, sendo que, somente em nosso território mineiro, há uma quantidade ainda a ser descoberta


Do Sistema Faemg
 
“Como se pode governar um país que tem 246 espécies de queijo?” Essa frase, atribuída ao general francês Charles de Gaulle, exemplifica bem a enorme variedade de queijos produzidos nas diversas regiões da França, um país que cultua essa iguaria desde que o mundo é mundo. Um dos mais antigos alimentos do homem, o queijo teve sua origem, tida como acidental, datada a 3.500 a.C..
 
Sabe-se da existência de uma enorme diversidade de tipos de queijo, sendo que, somente em nosso território mineiro, há uma quantidade ainda a ser descoberta, variedade digna de tornar Minas e o Brasil ingovernáveis, se levarmos em conta a frase proferida pelo general De Gaulle.
 
Além dos qualificados queijos artesanais da Canastra, do Serro, Araxá e de outras regiões, Minas Gerais, em seus cinco Territórios Gastronômicos, provavelmente produz mais queijos do que em toda a França, com seus 246 tipos catalogados. Provavelmente, pois nós ainda não temos a real noção do que produzimos, e os nossos amigos patriotas franceses consideram quaisquer pequenas variações de massa, cor, textura e sabor fatores muito relevantes para distingui-los, tarefa difícil para a maioria de nós, simples mortais.
 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo