Postado em quarta-feira, 19 de agosto de 2015 às 08:36

Grande passo para a pesquisa agropecuária mineira

Audiência pública sobre o financiamento da pesquisa no agronegócio mostra que a busca de recursos para a Epamig une parlamentares de diversos partidos, acadêmicos e diversos setores do governo mineiro


Do Portal do Agronegócio
 
Um importante passo foi dado para o desenvolvimento da pesquisa agropecuária em Minas Gerais. A audiência pública sobre o assunto realizada ontem na Assembleia Legislativa provou que há união e convergência de interesses favoráveis ao aumento de verbas fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas em inovação no setor, realizadas sobretudo pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
 
A audiência foi realizada pela Comissão de Política Agropecuária da Assembleia, atendendo a requerimento do deputado estadual João Alberto. Parlamentares de praticamente todos os partidos apoiaram a reunião e vários deles estiveram presentes no debate, como lembrou o secretário da Agricultura, João Cruz. “O diálogo entre todos os envolvidos está fluindo muito bem, o que mostra a preocupação de todos com a situação da Epamig”, afirmou o secretário.
 
O presidente da Epamig, Rui Verneque, não escondeu a situação difícil da empresa mineira, com déficit nas contas que vem aumentando desde 2012. “O grande desafio é buscarmos dotação orçamentária específica que garanta a manutenção da Epamig”, disse Verneque. Segundo ele, todas as instituições de pesquisa do País, menos a Epamig, recebem aporte de recursos do Tesouro Estadual para custeio e investimento. Um bom exemplo citado é Santa Catarina, onde 2% do orçamento estadual vão para a pesquisa, 1% para a Fapesc (empresa catarinense similar à Fapemig mineira) e 1% para a Epagri (similar à Epamig).

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo