Imunidade, yoga e ayurveda
Autor(a): Diva Paiva
Não, não pretendo convencer ninguém a fazer uso do Ayurveda. Mas esta é uma excelente oportunidade para aceitar o convite e conhecer um pouco mais sobre ele. Sim, pois trata-se de uma medicina natural. Feito o Yoga.
Para ficar mais fácil: embora o Yoga não seja uma terapia, o Hatha Yoga promete ser, de maneira contínua e constante, revelando-se fonte permanente de saúde e longevidade.
Por sua vez, é uma medicina antiquíssima, com propriedades preventiva e curativa. É, por assim dizer, um primo-irmão do Yoga. Aliás, os dois estão nas Escrituras. Mais precisamente nos Vedas.
Na Índia, o Ayurveda vem sendo aplicado paralelamente à alopatia, como a medicina dos antigos sábios. É, portanto, um recurso possível e muito bom, pois que almeja a imunidade. Seu foco é único, Ojas, que significa energia físico/espiritual, semelhante ao sempre cobiçado “elixir da eterna juventude”.
Ficaram interessados? Procurem, nos portais de busca, pelos termos “ayurveda questionário dosha”. Não resistam. Experimentem. Façam alguns “testes dosha” ali oferecidos e deixem-se levar por esta filosofia. Sem perceber, vocês vão estar aprendendo e entendendo como se cuidar melhor.
Como sabemos, não existe uma receita pronta para a vida plena, e sim um modo próprio de pensar e agir. Cabe a cada um descobrir e ter a sensação de melhorar os seus hábitos.
Nunca se esqueçam: saúde não é apenas sorte, saúde é conquista. Então, conquistem-se com o Ayurveda.