Postado em 27 de dezembro de 2017

Yoga pela internet?

Autor(a): Diva Paiva

 Yoga tem atraído pessoas do mundo inteiro. Algo de especial está subentendido nessa simples palavra que soa diferente aos ouvidos de quem almeja “algo mais”. Yoga ou Ioga, tanto faz, parece nos acenar como um chamado para a busca interior. Um chamado para autodisciplina, integração com nosso ambiente físico e mental. Um chamado para uma mudança de estilo e de comportamento.

Mesmo sem nunca ter feito Yoga muita gente vislumbra um dia ingressar nesse universo. Alguns tem começado a praticar sozinhos pela internet até encontrar um(a) professor(a) para guia-los através do conhecimento recebido diretamente da “fonte”, que é o seu mestre.

Hoje existe a facilidade de acessar na internet um vasto conteúdo de aulas práticas de Yoga, facilitando para quem reside em locais isolados ou está sem condições financeiras para procurar um centro de Yoga.

Acaba que, de alguma forma, irão se aventurar a fazer Yoga orientados por vídeos. Existe sempre o risco do equívoco, de achar vídeos feitos por pessoas despreparadas para ensinar. Ofereço algumas dicas para assegurar mais acertos em suas buscas na internet:

1- Yoga jamais é um exercício somente mecânico, haverá sempre uma internalização, um jeito de respirar, de se concentrar, um jeito de olhar, de contrair, de relaxar específico durante as técnicas.

2- Yoga não traz agitação, excitação ou euforia.

3- Yoga não faz seu coração disparar durante a execução nem após

4- Yoga não deixa você sem ar nem ofegante.

5- Yoga não prioriza elasticidade à força.

6- Yoga envolve seu mundo interior a cima do exterior.

7- Yoga possui contra indicação para todos os casos especiais ou patologias.

8- Yoga possui uma língua própria, o sânscrito, para designar suas técnicas.

9- Yoga não se pratica em locais públicos a não ser como demonstração publicitária.

10- Yoga envolve silêncio, mantra, meditação, visualização e abstração dos sentidos.

A diferença é que quando você pratica Yoga seguindo apenas livros ou vídeos, você fica vulnerável a sua própria interpretação do conteúdo, que pode ser correta ou não. Quando você pratica com um professor você é que é assistido por ele; que irá oferecer-lhe sua experiência, seu olhar e sua sabedoria de vida.



Diva Paiva
Professora de Yoga


-


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo