Postado em terça-feira, 5 de março de 2013 às 02:41

Vereadores voltam a criticar o governo de Maurílio Peloso

Mais uma vez a gestão do prefeito Maurílio Peloso (PDT), há 60 dias no cargo, foi alvo de críticas na Câmara Municipal.


Alessandro Emergente

Mais uma vez a gestão do prefeito Maurílio Peloso (PDT), há 60 dias no cargo, foi alvo de críticas na Câmara Municipal. Na sessão legislativa desta segunda-feira (04),  vários vereadores reclamaram do não atendimento a indicações e da não realização de serviços considerados básicos. Teve até um vídeo exibido em plenário relembrando falas de campanha do então candidato a prefeito.

Assim como na semana passada, sessão voltou a ficar próxima do limite máximo de 3 horas, permitido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal. Foram 2 horas e 40 minutos de reunião diante de um plenário lotado. O novo coordenador da GM foi sabatinado.

O vereador Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT) exibiu um vídeo em que Maurílio aparece, durante a campanha eleitoral, falando que a prefeitura tem uma receita de R$ 457 mil por dia. Na sequência do vídeo aparece uma entrevista, exibida na semana passada pela TV Alterosa, em que o prefeito diz não se comprometer com datas para resolver os problemas dos buracos nas ruas da cidade, o que provocou risos na plateia. 

Fotos: Alessandro Emergente

Vídeo exibido durante a sessão relembra frases do atual prefeito
Maurílio Peloso (PDT) durante a campanha eleitoral

“Tem que ter compromisso sim. No mínimo tem que estipular uma data”, disse Guinho ao admitir que ainda é cedo para fazer cobranças, porém afirmou que o governo tem que ter compromisso com data.

Indicações

O vereador Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/PRTB) também aproveitou para criticar o governo que, segundo ele, não vem atendendo as indicações dos vereadores. 

O parlamentar usou estatísticas para comparar os seus três mandatos anteriores. Segundo ele, em seu primeiro mandato, nos primeiros 60 dias foram apresentadas por ele 32 indicações, sendo 17 atendidas. No segundo, das 28 indicações, 11 foram atendidas. No terceiro mandato, das 36 apresentadas, 22 foram atendidas.

Paulinho do Asfalto fez comparações do atendimento de suas indicações em outros mandatos

No mandato atual, Paulinho do Asfalto disse que já apresentou 19 indicações e só três foram atendidas. “Está muito parada a administração. Está muito devagar”, declarou o vereador que continuou: “Não está fazendo nada, nada, nada, nada”.

O vereador provocou risos no público ao dizer está parecendo velório em frente a prefeitura, diferente de gestões anteriores em que percebia pessoas entrando e saindo do local. “Está parada a administração”, afirmou.

Mais críticas

As críticas foram reforçadas por outros parlamentares como as de Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/PSB) ao dizer que o vereador é olho e ouvido da população e, por isso, faz a intermediação com o governo por meio de indicações. Eneias Rezende aproveitou a fala para ironizar, dizendo que o prefeito está surdo. Fez uma alusão aos não atendimentos das reivindicações. 

Outra reclamação foi feita pelo vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) que reclamou o não atendimento de uma indicação sua que solicitou a limpeza da área próxima à pista de caminhada do Jardim Boa Esperança. “O mato lá está maior que o poste”, disse.

Até o peemedebista Elder Martins, que tem adotado um tom mais moderado, criticou o governo ao dizer que os serviços básicos estão demorando para serem atendidos. Disse, porém, que só fará uma crítica mais veemente após os três primeiros meses de governo. 

Denúncias 

Eneias citou que há denúncias no Ministério Público e na própria Câmara Municipal contra a direção do Procon Municipal. Segundo ele, pessoas que procuraram o órgão teriam sido orientandas a irem em um escritório particular, cujos os valores cobrados seriam reduzidos. 

O líder do governo, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), disse que a denúncia é “gravíssima” e que é necessária uma apuração. Mas afirmou não acreditar que isto esteja acontecendo por conhecer o responsável pela direção do Procon.

Na tribuna, cidadão exibe comunicado da Copasa informando aumento da tarifa de esgoto

Gilberto Tadeu de Souza Santos usou a tribuna para falar sobre diversos assuntos que envolvem a cidade. Exibiu o comunicado da Copasa que informa o aumento da tarifa de esgoto de 50% para 90% em algumas regiões da cidade. 

Requerimentos

Durante a sessão foram apresentadas 14 indicações e aprovados nove requerimentos. Um projeto de lei foi aprovado em primeiro turno. É o que institui o Dia Municipal do Rotariano, a ser comemorado em 23 de fevereiro.

Entre os requerimentos, dois apresentados por Guinho geraram discussões em plenário. Ambos foram direcionados à reitoria da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano). Um dos requerimentos questiona qual o vínculo entre o promotor de Justiça, Carlos Dozza, com a instituição e se há parentes do mesmo no quadro de funcionários da universidade.

O outro requerimento, que chegou a ter quatro votos contrários, questiona quais os motivos que levaram a Unifenas a romper contrato com a atual secretária de Educação, Kátia Goyatá, que chegou a ocupar cargos na universidade. 

Alguns vereadores alegaram que a reitoria não teria a obrigação de responder questionamentos da Câmara Municipal. Sobre o segundo requerimento, Elder disse que a empresa não deverá responder por se tratar de informações internas e disponibilizar este tipo de informação poderá acarretar em uma complicação jurídica para a empresa. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo