Postado em quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
às 23:13
Maurílio e vereadores eleitos serão empossados na terça
A cerimônia de posse dos eleitos em Alfenas está marcada para às 20h no Alfenas Tênis Clube. A solenidade, aberta ao público, é realizada pela Câmara Municipal.
Alessandro Emergente
A cerimônia de posse dos eleitos em Alfenas está marcada para às 20h no Alfenas Tênis Clube. A solenidade, aberta ao público, é realizada pela Câmara Municipal de Alfenas.
O prefeito eleito Maurílio Peloso (PDT), seu vice, Décio Paulino (PR), serão empossados com os 12 vereadores eleitos para a legislatura que se inicia em 1˚ de janeiro. Peloso já foi vice-prefeito, de 2005 a 2008, quando o hoje deputado estadual Pompilio Canavez (PT) assumiu o comando da prefeitura pela primeira vez.
Curiosamente, em 2008, o então vice-prefeito Maurílio Peloso concorreu a uma vaga na Câmara Municipal, mas não foi eleito. Quatro anos depois, lançou-se candidato e venceu com 53% da preferência do eleitorado.
A posse de Maurílio marca uma mudança no perfil do grupo político que comanda a cidade. Nos últimos oito anos, o município foi administrado pelo PT, com lideranças ligadas ao movimento sindical e social.
De 2005 a março de 2010 quem comandou o município foi Pompilio, que teve o início de sua trajetória política no movimento sindical. A partir desta última data, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), com origem em movimentos sociais, passou a comandar a prefeitura com a saída de Pompilio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Graduado em odontologia, Maurílio é fazendeiro e atua no setor cafeeiro. Seu vice também é proprietário rural, atuando com a cultura do milho, e pertencente a uma família tradicional da cidade.
A posse chegou a ser cogitada para que fosse realizada no Clube XV, mas foi confirmada pela Câmara Municipal para que acontecesse no Alfenas Tênis Clube assim como ocorreu em 2009, quando Pompilio foi reeleito.
Presidência da Câmara
Na terça-feira, logo na sequência a posse, os vereadores recém-empossados vão definir os integrantes da Mesa Diretora que comandará a Câmara Municipal pelos próximos dois anos.
A eleição pela presidência da Câmara coloca em lados opostos os partidos que disputaram a prefeitura na eleição de outubro: PT versus PDT. Hemerson Lourenço de Assis (Sonzinho/PT) e Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT) são os candidatos à presidência, polarizando a disputa entre oposição e situação.
Um projeto de resolução, apresentado por Jairinho, propunha que a eleição não fosse com voto secreto, mas a proposta não foi votada. Chegou a ser incluída na pauta de uma sessão extraordinária realizada em dezembro, porém o vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) pediu vista (adiamento da votação) e o projeto não foi votado este ano.

COMENTÁRIOS