Postado em sexta-feira, 21 de setembro de 2012
às 18:14
MGA publica carta criticando declarações de candidato a prefeito
O MGA publicou, na tarde desta sexta-feira, uma carta de repúdio às declarações do candidato a prefeito pelo PDT, Maurílio Peloso.
Alessandro Emergente
O MGA (Movimento Gay de Alfenas e Região) publicou, na tarde desta sexta-feira (21), uma carta de repúdio às declarações do candidato a prefeito pelo PDT, Maurílio Peloso. A carta também é assinada pela Associação de Travestis e Transexuais de Alfenas.
O candidato teria se referido, durante a semana, ao homossexualismo como doença, o que provocou polêmica entre a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).
A frase que causou a polêmica foi dita na última quarta-feira, quando o candidato respondeu a uma pergunta de um operário da empresa Paramotos. O caso ganhou repercussão ontem (quinta-feira) quando uma moradora de Alfenas postou no facebook a informação. Rapidamente o assunto foi compartilhado 38 vezes.
Pedido de desculpas
No mesmo dia, Maurílio tratou de se desculpar em sua página no facebook se dirigindo a autora do post. “Conforme disse pessoalmente a você e aos demais presentes, não tenho nenhum preconceito quanto à orientação sexual das pessoas. Peço-lhe sinceras desculpas, porque pela minha simplicidade utilizei um termo inadequado que não representa de modo algum o sentimento que tenho em relação ao movimento LGLBTs”, disse o candidato.
Foto: Reprodução

declaração foi infeliz e que fez uma retratação
Ainda pelo facebook, a autora do post disse que Maurílio não devia desculpa a ela e sim a comunidade gay de Alfenas. “Eu apenas expressei o meu horror diante de tal absurdo. O senhor não me deve desculpas, mas deve sim, no mínimo, um pedido formal de desculpas à comunidade gay de Alfenas”, postou.
Carta de Repúdio
Nesta sexta-feira, o MGA publicou, em seu endereço eletrônico, uma carta criticando a declaração do candidato do PDT. A carta classifica a declaração como "estapafúrdia" e afirma que a atitude de Maurílio Peloso revela “como o PDT alfenense ainda é conservador”.
“Candidatos a prefeito de uma cidade não devem se pronunciar, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais”, diz a carta.
>>Leia a carta na íntegra
A carta lembra ainda que há mais de uma década a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. “Trata-se a homossexualidade de uma orientação sexual, uma variante da sexualidade humana que deve ser respeitada”, afirma o documento do MGA.
“O MGA espera que o candidato do PDT, o presidente do seu partido e o candidato a vice de sua chapa tenham o mínimo de respeito para com as famílias das vítimas de homofobia, que tiveram suas vidas ceifadas pelo preconceito”, diz outro trecho da carta.
Infelicidade
A reportagem do Alfenas Hoje entrou em contato com Maurílio Peloso para que comentasse o assunto. Por telefone, Maurílio disse que foi infeliz ao citar a palavra doença e que já havia feito uma retratação de sua fala. O candidato disse respeitar os homossexuais e que prefere não “esticar” mais este assunto.

COMENTÁRIOS