Postado em segunda-feira, 20 de agosto de 2012
às 01:01
Candidato do PT terá mais da metade do horário eleitoral gratuito
O prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho), candidato à reeleição pelo PT, terá mais da metade do tempo reservado no horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio.
Alessandro Emergente
O prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho), candidato à reeleição pelo PT, terá mais da metade do tempo reservado no horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio. O horário gratuito começa na terça com a exibição das propagandas dos vereadores e, na quarta, começam a serem exibidos os programas dos candidatos a prefeito.
Serão dois horários diários de 30 minutos, de segunda a sábado, até 4 de outubro, a três dias da eleição. A propaganda gratuita será veiculada de manhã (7h às 7h30) e no horário do almoço (12h às 12h30) no rádio. Na televisão, ela começa mais tarde: o primeiro horário será das 13h às 13h30 e o segundo no horário nobre da televisão brasileira (das 20h30 às 21h).
Luizinho e seu vice, Antônio Martins de Siqueira (Tonhão/PSD), terão 16minutos e 15segundos. Este tempo corresponde a pouco mais da metade de todo o tempo reservado para o horário eleitoral: 30 minutos.
A coligação “Alfenas crescendo com você”, encabeçada pelo PT, reúne oficialmente nove partidos (PT, PMDB, PSD, PCdoB, PRB, PTN, PSC, PHS, PSB), que contabilizam tempo para a televisão e o rádio. Mas é o PMDB (75 deputados) e o PT (87 deputados) os dois partidos que mais puxaram tempo para serem contabilizados. São as duas maiores bancadas na Câmara dos Deputados, regra utilizada no cálculo. O PSD, com 51 parlamentares, também teve participação importante.
Fotos: Alessandro Emergente/Henrique Higino/Reprodução

Maurílio e Luizinho terão seus primeiros programas exibidos
O candidato com o segundo maior tempo será Maurílio Peloso (PDT), da coligação “Alfenas em Boas Mãos”. Ele e seu vice, Décio Paulino (PR), terão 7min46seg. A coligação reúne três partidos: PDT, PR e PSDB. São os tucanos (56 deputados) que mais somaram na contabilização do tempo de rádio e televisão.
O candidato do PTB, Joselito de Souza (Lito), e sua vice, Helena Lúcia Riboli (PTB), terão 3min27seg. A referência utilizada, neste caso, foram os 20 parlamentares petebistas na Câmara dos Deputados.
O ex-prefeito José Wurtembeg Manso (Beg/PSL) e seu vice, Josimar Soares da Silva (PSL), terão um tempo de 2min30seg. O partido conta com um representante na Câmara dos Deputados que garantiu mais de 2 minutos.
Ordem de veiculação
Na quarta-feira, quando começa a exibição da propaganda gratuita para os candidatos a prefeito e vice, o primeiro a aparecer no vídeo será Lito, o candidato do PTB. O segundo será Maurílio Peloso e na, sequência, Beg. A última propaganda do primeiro dia de horário gratuito para eleição para prefeito será do candidato petista. Nos dias posteriores, a ordem de veiculação vai sendo alternada sequencialmente.
A Resolução nº 23.370, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), estabelece que as inserções dos candidatos a vereador (eleição proporcional) sejam às terças, quintas e sábados. Consequentemente, a mesma resolução, em seu artigo 34, determina que o horário dos candidatos a prefeito e vice (eleição majoritária) seja exibido às segundas, quartas e sextas.
Eleição Proporcional
Para os candidatos a vereadores, a coligação com maior tempo de rádio e tevê é “Alfenas em Boas Mãos” (PR-PDT-PSDB) que terá 5 minutos e 25 segundos; seguida pela “Compromisso para o Desenvolvimento” (PRB-PMDB-PSC), com 4 min54seg; a coligação “PT/PTN” terá 4min31seg; a “Novos rumos” (PPS-DEM-PP-PTC-PV) com 4min24seg.
Com menos de quatro minutos, a coligação “Alfenas no Rumo Certo” (PHS-PSD) é a que terá o maior tempo: 3 min18seg; a “Unidade e Coragem” (PSB-PC do B) vem na sequência com 2min57seg. Dois partidos, com candidatos na eleição proporcional, não fizeram coligação. O PTB terá 1min53seg; enquanto os candidatos do PSL terão 1min6seg. A coligação “Alfenas Bem na Política” (PRTB-PSOL-PT do B) terá 1min27seg. É o menor tempo entre as coligações, mas são 21 segundos a mais que o PSL que não coligou com nenhum partido.

COMENTÁRIOS