Postado em segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 01:17

Quatro candidaturas são confirmadas na disputa pela prefeitura

Quatro candidaturas a prefeito de Alfenas foram registradas no Cartório Eleitoral. Domingo foi o último dia para a Justiça Eleitoral publicar o edital dos pedidos de registro de candidatos.


Alessandro Emergente

Quatro candidaturas a prefeito de Alfenas foram registradas no Cartório Eleitoral. Este domingo (8) foi o último dia para a Justiça Eleitoral publicar lista/edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações.

A publicação abre prazo para a contestação judicial de alguma das candidaturas registradas. Os candidatos, partidos/coligações ou Ministério Público têm até sexta-feira para entrarem com o pedido de impugnação.

Quatro nomes estão na disputa pela prefeitura. O prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) busca à reeleição ao lado do ex-reitor da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Antônio Martins de Siqueira (Tonhão/PSD), que será o vice na sua chapa.

Eleito vereador em duas legislaturas (1996/2000 e 2001/2004) e vice-prefeito em 2008, Luizinho também já foi secretário de Saúde, Meio Ambiente e Coordenação de Governo durante a primeira gestão do ex-prefeito Pompilio Canavez (PT). Ele e Pompilio são as principais lideranças do PT de Alfenas. Já o ex-reitor parte para a sua primeira eleição.

Oposição

O outro candidato é Maurilio Peloso (PDT) que foi vice-prefeito na primeira gestão de Pompilio, quando chegou a ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Na última eleição, em 2008, Maurílio foi candidato a vereador, mas não foi eleito. Obteve 611 votos, ficando como segundo suplente da coligação PMDB/PDT.

O vice de Maurílio é o agricultor Décio Paulino (PR) que foi vereador de 2005 a 2008. Na última eleição municipal foi candidato a vice na chapa encabeçada por Marcos Duarte Dias (Marcão/PPS), mas a chapa formada por Pompilio e Luizinho saiu vitoriosa. Décio também disputou a eleição de 2010 como candidato a deputado estadual, mas com 6.685 votos não foi eleito

Mais Candidatos

As outras duas candidaturas a prefeito e, que até o início da semana passada, ainda não tinham definido os seus vices são a de Joselito de Souza (Lito/PTB) e a do ex-prefeito José Wurtembeg Manso (Beg/PSL).

Somente na quarta-feira passada, os dois anunciaram seus vices. Beg tem como vice Josimar Soares da Silva, também do PSL. Ele é microempresário e já foi professor na Faculdade de Medicina Veterinária da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano).

A vice na chapa de Lito é a educadora Helena Lúcia Riboli que já foi diretora da Associação Brasileira de Ensino à Distância, informou Lito. Ela é filiada ao PTB e reside em Alfenas há mais de 20 anos.

Lito disputou duas eleições na década de 90, ambas pelo PT. Foi candidato a vereador em 1992 e a prefeito em 1996, mas não foi eleito. Em 2008, chegou a se colocar como pré-candidato, mas desistiu para apoiar a reeleição de Pompilio. Com a reeleição de Pompilio, passou a comandar a Secretaria de Juventude e Turismo, cargo que deixou no início de 2011.

Passado Conturbado

Beg foi eleito prefeito três vezes, mas em duas delas não terminou o mandato. Cumpriu todo o mandato somente na primeira vez: de 1977 a 1982. Em 1989, voltou a prefeitura, mas teve que deixar o cargo em 1991, cassado pela Câmara Municipal.

Eleito novamente, Beg assumiu a prefeitura pela terceira vez em 2001. Porém em 2004 se envolveu numa polêmica que teve repercussão nacional. Uma fita de vídeo, gravada em seu gabinete, mostrou o então prefeito distribuindo dinheiro a vários vereadores da base de sustentação do governo. O fato gerou uma crise política que culminou com o afastamento do prefeito e dos vereadores envolvidos.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo