Postado em terça-feira, 3 de julho de 2012

Indefinições ainda marcam disputa pela prefeitura de Alfenas

Até o início da noite de segunda-feira ainda eram incertas algumas composições para a disputa pela prefeitura de Alfenas.


Alessandro Emergente

Até o início da noite de segunda-feira (2) ainda eram incertas algumas composições para a disputa pela prefeitura de Alfenas. Embora o prazo para as convenções partidárias tenha terminado no sábado, os partidos têm até quinta-feira (5) para protocolarem as candidaturas junto à Justiça Eleitoral, período que tem sido utilizado para as últimas articulações.

As candidaturas do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que disputa à reeleição, e de Maurílio Peloso (PDT), com seus respectivos vices, foram referendadas pelos partidos nos últimos dias, mas ainda eram incertos, até o início da noite, os candidatos a vice nas chapas de José Wurtembeg Manso (Beg/PSL) e de Joselito de Souza (Lito/PTB), que mantém suas candidaturas.

Mas uma reunião, na noite desta segunda-feira, poderia definir novas mudanças. Um acordo entre o PTB e o PSL pode novamente unir os dois candidatos, informou uma fonte envolvida nas negociações.
Na tarde desta segunda, o presidente do PSL/Alfenas, Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos), disse que a candidatura de Beg está mantida e que o vice sairia do próprio partido. Segundo ele, uma decisão deve sair até esta terça-feira.

Fotos: Reprodução/Arquivo Alfenas Hoje

Enquanto chapas de Luizinho e Maurílio estão definidas. Beg e Lito ainda não revelaram vices

Dominguinhos afirmou que há dois nomes do PSL que podem assumir a candidatura como vice de Beg. Afastou, no entanto, a possibilidade dele próprio compor a chapa. “Sou candidato a vereador”, declarou ao afirmar ainda que na proporcional o PSL sairá sem coligações.

Vai e vem

Lito, na semana passada, deixou a vaga de vice na chapa encabeçada por Beg para anunciar a sua candidatura. No sábado pela manhã, afirmou ao Alfenas Hoje que a sua candidatura a prefeito estava mantida e que o candidato a vice sairia do próprio PTB, mas não apontou nomes.

O petebista anunciou a sua saída da chapa encabeçada por Beg após a desistência do candidato do PPS, Marcos Duarte Dias (Marcão). Postou, no facebook, a seguinte mensagem: “Diante das mudanças ocorridas no cenário politico de Alfenas, não sou mais pré-candidato a vice-prefeito com o Beg. Sou a partir de hoje pré-candidato a prefeito pelo PTB, dando prosseguimento a linha de pensamento desenvolvimentista, nacionalista e trabalhista de Getúlio Vargas”, declarou. 

Coligações

No sábado, o PDT confirmou a candidatura de Maurílio Peloso (ex-prefeito na primeira gestão de Pompilio Canavez/PT) e do ex-vereador Décio Paulino (PR) como vice. A coligação oficialmente tem três partidos, uma vez que recebeu a adesão do PSDB.

Os tucanos decidiram pela candidatura de Maurílio após a desistência de Marcão, que tinha Wilson Silveira (PSDB) como vice. Dos seis partidos que apoiavam a candidatura de Marcão apenas os tucanos não seguiram a posição de neutralidade adotada pelo ex-candidato do PPS

As outras cinco legendas (DEM, PP, PV, PTC e o próprio PPS) mantiveram-se unidas. Sérgio Coni, vice-presidente do PP, confirmou nesta segunda-feira que os cinco partidos decidiram pela neutralidade na eleição majoritária e seguirão coligados na eleição proporcional.

Foto: Reprodução Facebook

Maurílio Peloso teve a candidatura oficializada pelo partido no sábado

Desde a terça-feira (26) da semana e passada as lideranças partidárias ligadas à candidatura de Marcão mostravam-se dispostas a seguirem a tendência de neutralidade. Apenas Wilson Silveira, presidente do PSDB, não foi enfático como mostrou a reportagem do Alfenas Hoje publicada no dia 26

Na eleição proporcional, PDT, PR e PSDB lançarão chapa com 24 candidatos, confirmou no domingo o presidente do PDT, Luiz Marcos Leite Moraes. O PDT tem a maioria dos candidatos (19), enquanto o PR sai com três nomes e o PSDB com dois: o vereador Hesse Luiz Pereira e José Luiz Bruzadelli.

Mágoa

No final de semana, o presidente do DEM, Gustavo Silveira Costa, revelou que o grupo político ligado a Marcão guarda uma mágoa em relação ao que classificou de “intransigência” de Maurílio durante uma tentativa de composição entre os dois grupos políticos. Em entrevista ao jornal Folha do Lago, o democrata disse que Maurílio foi “intransigente” não abrindo espaço para uma negociação política.

Há cerca de um mês, em uma reunião em Belo Horizonte coordenada pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), Marcão chegou a abrir mão de sua candidatura em favor de uma composição que teria Maurílio Peloso como “cabeça de chapa” e Wilson Silveira como vice. Mas o candidato do PDT teria se mostrado irredutível e não teria concordado em rever a chapa composta por ele e Décio, causando um mal estar entre os presentes na reunião.

Negociações com petistas

Antes de fechar com o PDT de Maurílio, os tucanos teriam ainda negociado a adesão à candidatura petista. Após a saída de Marcão da “briga direta” pela prefeitura, aproveitando o “ressentimento” causado por Maurílio, o PT buscou dialogar com o grupo. Com o PSDB as conversas foram mais longe: iniciou-se conversas para uma composição.

Os tucanos chegaram a colocar como condição para fechar a aliança o comando da Secretaria de Saúde, o que não teria sido aceito pelos petistas. O argumento dos petistas era de que a Pasta, que é a de maior visibilidade politica, deveria continuar sob gestão técnica, adotada desde 2006 quando Ludmila Barbosa Bandeira Rodrigues (graduada em Enfermagem) assumiu o comando da Secretaria. Este ano, ela deixou a Pasta e em seu lugar assumiu Gisely Gianini Pelegrini (graduada em Fisioterapia), também de perfil técnico. 

Embora não tenha colocado nomes na mesa de negociação, o ex-gerente da GRS/Alfenas (Gerência Regional de Saúde) José Luiz Bruzadelli seria o nome tucano para assumir a pasta. 

Maior Coligação

A maior coligação será a do prefeito Luizinho que teve a sua candidatura referendada pelo Partido dos Trabalhadores em convenção realizada na quarta-feira da semana passada. O vice é o ex-reitor da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Antônio Martins de Siqueira (Tonhão), do PSD.

Fotos: Folha do Lago

Com a maior coligação, a candidatura de Luizinho e Tonhão foi oficializada pelo PT na semana passada. Candidatura tem o apoio de 14 siglas e mais de 100 candidatos a vereador 

Nada mais, nada menos que 14 partidos fecharam apoio à candidatura petista. Porém, três deles optaram por manter um apoio extraoficial. É o caso do PRTB que se uniu ao PSOL e ao PT do B para lançar uma chapa de 24 candidatos a vereador.

O presidente do PRTB, Eneias Rezende, garante apoio à candidatura do PT. Disse que os candidatos da coligação apoiarão Luizinho, mas a estratégia de não oficializar apoio se deve a uma restrição da executiva do PSOL nacional que impede que a sigla coligue com o PT.

Assim, os petistas mantém o apoio extraoficial dos três partidos. Articularam, no entanto, uma coligação com o PSOL de partidos da base que não prejudiquem a contabilização do tempo de tevê nas propagandas eleitorais.

Fotos: Divulgação

PSB e PC do B oficializaram apoio à candidatura de Luizinho em convenção realizada no sábado, na Câmara Municipal. Reunião contou com a participação do prefeito que busca a reeleição

As demais legendas oficializaram seus apoios à candidatura de Luizinho e Tonhão. O PSB e o PCdoB sairão unidos na chapa proporcional, confirmou o secretário-geral do PSB, Fábio Sôssur (Fô). O PSD, de Tonhão, e o PHS, de Ratinho (líder do Governo na Câmara Municipal), lançarão chapa única na proporcional.

Seguindo a lista: PMDB, PSC e PRB estarão coligados para uma chapa completa com 24 candidatos, informa Pedro Azevedo, presidente do PRB. O PT também lançará uma chapa com 24 candidatos em uma coligação com o PTN.

Dois outros partidos (PMN e PSDC) também apoiam a candidatura do atual prefeito, informou Luizinho. Ele informa que o grupo de apoio tem, pelo menos, 120 candidatos a vereador.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo