Postado em quinta-feira, 21 de junho de 2012 às 17:37

Parceria pode ampliar o ensino de música em Alfenas

Uma parceria entre a Prefeitura de Alfenas e o Governo do Estado pode ser uma das alternativas para ampliar o ensino de música nas escolas.


Da Redação

O estabelecimento de uma parceria entre a Prefeitura de Alfenas, por meio do Centro Municipal de Música Professor Walda Tiso Veiga, e o Governo do Estado pode ser uma das alternativas para ampliar o ensino de música nas escolas do município. A proposta foi apresentada, na quinta-feira (dia 21), pelo deputado Pompilio Canavez (PT), em audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na cidade.

A reunião teve por objetivo discutir a implementação da Lei Federal nº 11.769, que torna obrigatório o ensino da música na educação básica. A lei, que entrou em vigor em 2008, previa o prazo de três anos para as escolas se adaptarem, mas a maior parte das instituições mineiras ainda não se adequou.

Em Alfenas, 86% das escolas estaduais ainda não oferecem a atividade, conforme pesquisa apresentada pelo deputado Elismar Prado (PT), autor do requerimento para a realização da audiência.

O convênio entre Estado e Município seria voltado principalmente para resolver o problema da falta de capacitação de professores, apontada pelo parlamentar como o principal entrave para a implementação da Lei. “Não adianta ter o conhecimento, é preciso ter a preparação pedagógica para trabalhar esse ensino”, pontuou.

Proposta

Como alternativa, Pompilio também defendeu a abertura de um curso de música na Universidade Federal de Alfenas (Unifal). A ideia teve o apoio do reitor da Unifal, Paulo Márcio de Faria e Silva. “Podemos trabalhar a proposta, junto ao Governo Federal, para a criação de uma graduação de música que tenha um caráter de licenciatura, voltado para a formação de professores”, afirmou.

Foto: Lia Priscila/ALMG

Os deputados petistas Elismar Prado e Pompilio Canavez (ao centro) e a secretária de Ação Social de Alfenas, Ivone Canavez, durante a audiência pública realizada no Polivalente
 

A diretora da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, Águeda de Oliveira Saraiva, que representou a secretária de Estado de Educação, se disse favorável ao estabelecimento de parceria com a Prefeitura de Alfenas. Ela informou, ainda, que o Estado também firmou convênio com o Governo Federal para a construção de conservatórios que ajudem a ampliar o ensino de música nas escolas.

Na reunião, o diretor do Centro Municipal de Música Professora Walda Tiso Veiga, Hudson Neves Carvalho, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade, que conta, atualmente, com 14 professores e 527 alunos, a maioria estudantes do município. No Centro, eles aprendem a cantar e a tocar instrumentos como clarineta, saxofone, piano, flauta doce, violão (erudito e popular), viola caipira, bateria, canto coral, guitarra e baixo, entre outros.

Apresentação

A audiência pública foi aberta com a apresentação de grupos musicais do Programa Cidade Escola da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas. Após a execução dos hinos nacional e do município, os alunos do Núcleo Tancredo Neves tocaram, na flauta, as músicas “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “Minha Canção”, de Chico Buarque.

Na sequência, os corais dos núcleos Tancredo e Caic cantaram, respectivamente, “O Cio da Terra”, de Chico Buarque, e “Com que roupa”, de Noel Rosa. Esta foi a oitava reunião realizada pela Comissão de Cultura para debater a introdução do ensino da música nas escolas. O próximo encontro será na próxima quinta-feira (28), em Uberlândia (Triângulo Mineiro).

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo