Postado em terça-feira, 15 de maio de 2012

Em 1ª votação, Câmara eleva para 12 o número de vereadores

A Câmara Municipal deve passar de 10 para 12 o número de vereadores a partir do próximo ano.


 Alessandro Emergente

A Câmara Municipal deve passar de 10 para 12 o número de vereadores a partir do próximo ano. O primeiro passo para a mudança foi feito na noite desta segunda-feira (14) quando os parlamentares aprovaram, em 1º turno, a emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que prevê a alteração.

A emenda ainda precisa ser confirmada em 2º turno o que deve acontecer somente dez dias após a primeira votação, ocorrida nesta segunda. Mas é praticamente certa a sua aprovação, uma vez que oito dos dez vereadores votaram favoráveis a mudança na lei.

A proposta foi apresentada, no início de maio, contando com a assinatura de sete parlamentares, o número necessário para a sua aprovação – ou seja, dois terço da Casa.

Nesta segunda-feira, o vereador Marcos Antônio de Souza (Marcos da Santa Casa/PPS), que não havia assinado o projeto como autor, votou favorável a emenda. Disse ter tomado esta decisão após entendimento com a presidência de seu partido.

Consenso

Consenso partidário e atendimento aos apelos dos pré-candidatos foram alguns dos argumentos utilizados por parte dos vereadores. “Muitos me procuraram”, confirmou o vereador Jairo Campos (Jairinho/PDT) que votou favorável após mudar de posicionamento, uma vez que defendia o aumento de apenas uma vaga.

O presidente da Câmara, Vagner Morais (Guinho/PT), chegou a pedir a lideranças partidárias que articulem para que os pré-candidatos – interessados na aprovação da emenda – compareçam em maior número na reunião em que a proposição for colocada em segunda votação.

Outros vereadores defenderam o aumento de duas vagas, chegando a mencionar que o aumento para 15 era o mais apropriado. Eneias Rezende (PRTB) disse que chegou a “dar a cara a tapa” na defesa das 15 vagas, mas chegou-se a um consenso.

Contra

O único voto contrário à emenda foi do vereador Sander Simaglio (PV). Ele disse que havia prometido para si próprio não se manifestar sobre o tema, uma vez que a aprovação era certa. Mas o teor dos discursos dos colegas em plenário o fez mudar de ideia – alegou.

Sander afirmou que os vereadores baseiam-se no posicionamento de pré-candidatos, mas a opinião pública é contrária ao aumento. Citou que pesquisas, encomendadas por um partido, demonstram a rejeição da população a iniciativa.

Uma enquete, promovida recentemente pelo portal Alfenas Hoje, revelou que 86% dos internautas são contrários ao aumento de 10 para 12 vagas no Legislativo de Alfenas. Haviam sido registrados 307 votantes até a noite de segunda-feira.

Outro vereador que não assinou a proposta de emenda à LOM foi Hesse Luiz Pereira (PSDB), mas ele não compareceu a reunião de segunda-feira.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo