Postado em quinta-feira, 14 de novembro de 2024
às 23:11
Mais de 100 moradores são prejudicados com as rachaduras em conjunto habitacional
Defesa Civil interditou dois blocos do Residencial São Carlos, conjunto habitacional no Jardim São Carlos.
Da Redação
Cerca de 100 moradores de um conjunto habitacional no Jardim São Carlos estão desabrigados ou desalojados devido a interdição do local pela Defesa Civil. No total, 144 moradores foram afetados com o problema. A interdição foi na última quarta-feira após técnicos da Defesa Civil identificarem rachaduras que comprometem a estruturas dos prédios, construídos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.
A situação se agravou na quinta-feira, o que fez que mais moradores deixassem o local. O Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves está sendo usado como abrigo provisório para moradores que não possuem outro local para se abrigarem e tiveram que sair às presas de seus apartamentos. A Prefeitura vai pagar o aluguel para as famílias que não têm lugar para morar.
Em uma nota, publicada pela Prefeitura de Alfenas, foi informado que a Secretaria Municipal de Defesa Social, a qual a Defesa Civil está vinculada, constatou risco nos prédios de dois locais do Residencial São Carlos. Houve, segundo o comunicado, desnivelamento nos blocos, gerando afundamento do solo, resultando em rachaduras.
As causas estão sendo apuradas, mas uma das suspeitas é um vazamento na tubulação da Copasa, que enviou uma equipe técnica para analisar a situação. Os prédios permanecerão interditados durante o processo de análise.
"Com duração de seis meses, podendo ser prorrogado, conforme for o caso. Então as famílias, a partir de agora, já estão atrás escolhendo os imóveis nos locais, nos bairros, que forem melhor para a família", disse a secretária de Assistência Social, Larissa Alves da Silva Vilela, em entrevista à EPTV.