Postado em quinta-feira, 3 de outubro de 2024 às 19:07

Onze dos 12 vereadores buscam reeleição em Alfenas

Apenas Jaime Daniel, que era candidato a prefeito mas desistiu, que não disputa uma vaga na Câmara Municipal.


 Alessandro Emergente

Dos 12 vereadores que compõem a atual legislatura, na Câmara Municipal de Alfenas, 11 estão na disputa para um novo mandato. Apenas Jaime Daniel (União Brasil), que era candidato a prefeito mas anunciou a sua desistência, não é candidato a reeleição. 

Entre os candidatos à reeleição, quatro estão cumprindo o seu primeiro mandato na atual legislatura. São eles: Luciano Lee (Luciano Solar/PV), Braz Fernando da Silva (Braz da Máquina/Republicanos), Márcio Fernando Costa (Dunga/União Brasil) e Teresa Suelene de Paula (Teresa do Ambulatório/PL). Desses, apenas Teresa já havia disputado a eleição para a Câmara Municipal antes de ser eleita em 2020.

A lista de candidatos à reeleição tem três vereadores que já presidiram a Câmara Municipal. Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos Eletricista/PMB) comandou a Câmara Municipal em 2005 e 2006, quando era filiado ao PT. Ele já foi eleito três vezes para o Legislativo de Alfenas. Em 2004 foi eleito pelo PT; em 2016 pelo PSB e pelo Cidadania na última eleição.

Outro ex-presidente da Câmara Municipal é Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT), que presidiu o Legislativo em 2011 e 2012. Eleito pela primeira vez em 2004, foi reeleito em 2008 e em 2012. Em 2016, ficou como segundo suplente, mas assumiu, durante a legislatura, a cadeira após Tani Rose (PT) e o primeiro suplente, Carlos Miguel dos Anjos (na época eleito pela Rede), assumirem cargos no primeiro escalão. Em 2020, ele voltou a ser eleito. O vereador sempre foi filiado ao PT.

José Carlos de Moraes (Prof. Carlinho Vardemá/PSB) já foi eleito em quatro eleições (em 2004 pelo PL, em 2012 pelo PT, em 2016 pelo PMDB e em 2020 pelo PCdoB). Em 2008 disputou pelo PR, mas não foi eleito. Vardemá é o atual presidente da Câmara Municipal, função ocupada desde o ano passado. 

 

Dos 12 vereadores atuais, 11 buscam a reeleição (Foto: Site oficial da Câmara Municipal)



O vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PP) disputa a sua quinta eleição e, caso seja eleito, será seu quinto mandato. Em 2008, 2012 e 2016 foi eleito pelo PHS e em 2020, pelo PP, seu partido atual.

Kátia Goyatá (PDT) está em seu segundo mandato e disputa a sua quarta eleição para vereadora, todas pelo PDT. Ela foi eleita em 2016 e 2020 e, de 2013 a 2016, integrou a equipe de governo do então prefeito Maurílio Peloso (na época filiado ao PDT) como secretária de Educação.

Tani Rose (PT) tentará ser eleita pela terceira vez, todas pelo PT. Ela foi eleita em 2016 e 2020, mas durante a sua primeira legislatura assumiu o comando da Secretaria Municipal de Educação, durante o governo do então prefeito Luiz Antônio Silva (Luizinho/PT), de quem é aliada política. Assim como Guinho, sempre foi filiada ao PT. 

O vereador Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/DC) é o mais experiente na Câmara Municipal, com seis mandatos. Os três últimos mandatos foram em 2001/2004, 2013/2016 e o atual (desde 2020). Os anteriores não estão disponíveis no site DivulgaCand, do TSE.

Em março e abril deste ano, seis dos atuais 12 vereadores mudaram de partido, aproveitando a "janela partidária" para as eleições deste ano. Foram eles: Jaime Daniel, Vardemá, Dominguinhos, Dunga, Teresa Suelene e Paulinho do Asfalto.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo