Postado em quarta-feira, 11 de dezembro de 2024 às 11:11

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral

Solenidade oficializou o processo eleitoral e coloca os eleitos em condição de serem empossados.


 Alessandro Emergente

O prefeito eleito Fábio Marquês Florêncio (PT), seu vice Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB) e os 12 vereadores eleitos para a próxima legislatura foram diplomados pela Justiça Eleitoral. A solenidade de diplomação foi, na manhã de terça-feira, no Fórum Milton Campos, em Alfenas.

Além dos eleitos de Alfenas, também houve a diplomação dos agentes políticos das cidades de Serrania, Paraguaçu e Fama. A solenidade foi presidida pela juíza eleitoral Aila Figueiredo. Com a diplomação, os eleitos estão aptos a tomar posse, em 1º de janeiro para exercer mandatos até o final de 2028.

A diplomação é o ato de entrega dos diplomas devidamente assinados às pessoas eleitas e aos suplentes. Isso somente ocorre após a totalização dos votos e a verificação dos eleitos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

A partir da diplomação, os eleitos passam a estar aptos a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador.

Prefeito e vice diplomados na manhã de terça-feira (Fotos: Isabela Alves/Câmara Municipal)


Fábio Florêncio, conhecido como Fábio da Oncologia, foi eleito como prefeito pela primeira vez na eleição de outubro deste ano, porém ele já é prefeito de Alfenas desde abril de 2022, quando ele assumiu o cargo após o então prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) deixar o governo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Luizinho foi eleito em outubro daquele ano.

Os 12 vereadores eleitos que assumirão a próxima legislatura também foram diplomados – dois deles foram reeleitos, sendo que nove vão assumir o mandato pela primeira vez.

Os vereadores diplomados, que serão empossados em 1º de janeiro, são Matheus Paccini (PDT), Rodolfo Inácio da Freiria (PT), Cirlei José de Carvalho (PMB), Jefferson dos Reis Padilha Gonçalves (Guigui/DC), Maria Idalina da Silva (Idalina do Santa Rita/PL), Gilmar Costa da Silva (PL), Ednilson Francisco Neto (Novo), Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho Minas Acontece/União Brasil), Thalles Gomes (PSDB), Braz Fernando da Silva (Braz da Máquina/Republicanos), Evanílson Pereira da Silva (Ratinho/PP) e José Batista Neto (PT).

Os 12 vereadores diplomados ao lado da juíza eleitoral Aila Figueiredo e a chefe do Cartório Eleitoral, Mauro Fraga (Fotos: Isabela Alves/Câmara Municipal) 


Braz da Máquina e Ratinho são vereadores na atual legislatura e foram reeleitos enquanto José Batista assumirá o seu quarto mandato como vereador, além de já ter sido prefeito, em 2004. Os demais assumirão uma cadeira na Câmara Municipal pela primeira vez.

O promotor eleitoral Fernando Ribeiro Magalhães Cruz, o chefe do cartório eleitoral, Mauro Fraga, familiares e convidados dos eleitos também estiveram na solenidade.

Todos os eleitos que foram diplomados (Fotos: Isabela Alves/Câmara Municipal)

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo