Postado em domingo, 6 de outubro de 2024 às 21:09

Nove dos 12 vereadores eleitos vão ser empossados pela primeira vez

Oposição elegeu cinco vereadores e governistas, seis; um outro vereador foi eleito por partido que se declarou “neutro”.


 Alessandro Emergente

A Câmara Municipal de Alfenas teve uma forte renovação. Dos 12 eleitos, somente três já foram vereadores em legislatura passadas ou são parlamentares atualmente. Somente dois foram reeleitos: Braz Fernando da Silva (Braz da Máquina/Republicanos) e Evanílson Pereira da Silva (Ratinho/PP).

Ratinho e Braz da Máquina foram reeleitos e faziam parte de um grupo de 11 parlamentares da legislatura atual que buscavam permanecer no cargo. Braz assumirá o seu segundo mandato e Ratinho o quinto. 

Outro parlamentar experiente é José Batista Neto (PT), que assumirá o seu quarto mandato. A última foi em 2013-2016 pelo PMDB. Ele foi prefeito em 2004 quando assumiu o comando da Prefeitura de Alfenas com a cassação do mandato de José Wurtembeg Manso (Beg).

Ratinho, Braz da Máquina e José Batista foram eleitos em partidos que integram a base de apoio do prefeito Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PT), eleito para o mandato 2025/2028.

Também foram eleitos outros três candidatos por partidos da base governista: Matheus Paccini (PDT), ex-coordenador do programa Cidade Escola, Rodolfo Inácio da Freiria (PT), radialista e ligado ao deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) e Cirlei José de Carvalho (PMB), servidor público municipal de carreira. Ele é irmão de Salomar Carvalho, que foi secretário de Fazenda em gestões anteriores do PT. 

Fonte: TSE



Do PL, partido de Amadeu Peloso, segundo colocado nas eleições, foram eleitos Maria Idalina da Silva (Idalina do Santa Rita/PL) e Gilmar Costa da Silva (PL), além de Ednilson Francisco Neto (Novo), ex-assessor da vereadora Kátia Goyatá (PDT) e integrou a equipe da Secretaria de Educação durante o governo de Maurílio Peloso, na época pelo PDT.

Também deve integrar o grupo de oposição o comunicador Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho Minas Acontece/União Brasil), eleito pela primeira vez. Com a desistência de Jaime Daniel pela disputa da Prefeitura de Alfenas, Pedrinho disse ao Alfenas Hoje, na ocasião, ter sido surpreendido e que se manteria como “terceira via”, alternativa a polarização entre PT e família Peloso.

Thalles Gomes (PSDB) também foi eleito na coligação que apoiou Amadeu Peloso. A decisão, no entanto, foi tomada após muitas discussões internas, uma vez que, na federação PSDB/Cidadania, haviam candidatos que preferiam a candidatura do PT. A decisão foi informada por Gomes ao Alfenas Hoje em julho. 

Outro vereador eleito é Jefferson dos Reis Padilha Gonçalves (Guigui/DC), que já disputou outras eleições. Ele é o único, entre os eleitos, que integrou uma chapa que não apoiou oficialmente nenhum dos candidatos a prefeito.

Votação

Pedrinho foi o mais votado, com 1.863 votos. Entre os eleitos, a menor votação foi a de Ednilson com 553 votos. Três suplentes tiveram uma votação maior: Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/DC), com 677 votos, Márcio Costa (Dunga/União Brasil), com 642 votos, e Rafael Rodrigues de Brito (Rafael Move Dance/DC), com 578 votos.

Vereadores eleitos:

Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho Minas Acontece/União Brasil) – 1.863 votos
Braz Fernando da Silva (Braz da Máquina/Republicanos) – 1.149 votos
Evanílson Pereira da Silva (Ratinho/PP) – 1.075 votos
Matheus Paccini (PDT) – 1.010 votos
Jefferson dos Reis Padilha Gonçalves (Guigui/DC) – 840 votos
Rodolfo Inácio da Freiria (PT) – 729 votos
Gilmar Costa da Silva (PL) – 663 votos
Thalles Gomes (PSDB) – 636 votos
Cirlei José de Carvalho (PMB) – 631 votos
Maria Idalina da Silva (Idalina do Santa Rita/PL) – 629 votos
José Batista Neto (PT) – 582 votos
Ednilson Francisco Neto (Novo) – 553 votos

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo