Postado em quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022
às 23:11
Unifal exigirá certificado de vacinação para acesso aos campi
Medida foi aprovada pelo Conselho Universitário e passa a vigorar a partir do dia 17.
Da Redação
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) anunciou que vai exigir, a partir do dia 17 de fevereiro, o certificado de vacinação contra a covid-19 para acesso à instituição. A exigência é para todos que queiram acessar os campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.
A apresentação do certificado de vacinação poderá ser feita usando documento digital ou impresso que comprove que a pessoa a imunização. Será exigido o ciclo vacinal completo, incluindo a dose de reforço, de acordo com os cronogramas vacinais estabelecidos pelos municípios.
A obrigatoriedade foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da instituição, e anunciada por meio de nota oficial nesta quarta-feira.
Com a decisão, não somente alunos, professores e servidores, mas também visitantes, participantes de projetos e prestadores de serviços também precisarão apresentar o comprovante de vacinação.
STF
O certificado de vacina digital, disponível na plataforma governamental Conecte SUS, e os comprovantes impressos, como cartão ou caderneta de vacinação, são os documentos válidos para a pessoa comprovar que está em dia com a vacinação contra a covid-19. A legalidade da exigência do Certificado de Vacinação Covid-19 foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com a suspensão do despacho do Ministério da Educação (MEC), de 29 de dezembro do ano passado, que proibia a exigência da comprovação de vacinação pelas universidades.
Para o reitor da Unifal, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a exigência do certificado de vacinação é uma sinalização da Universidade sobre a necessidade da vacinação para o enfrentamento da pandemia. “A decisão do nosso Conselho Superior foi muito significativa e, com ela, a Unifal mostra a nossa preocupação com a saúde dos membros da comunidade universitária e também da população das cidades onde temos nossos campi. Estamos reforçando a importância da vacina e do cuidado mútuo, além de, naturalmente, adotar uma medida que vai contribuir para mitigar os riscos associados à covid-19”, ressaltou.
Além da Unifal, conforme um levantamento do portal de notícias Metrópoles, outras 26 universidades já aprovaram a exigência do certificado de imunização. Na reportagem, outras 35 instituições não se manifestaram ou ainda estão discutindo o tema e apenas quatro responderam que não vão exigir.
Em dezembro do ano passado, a Câmara Municipal de Alfenas também anunciou a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19 para acesso ao local.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS