Postado em quinta-feira, 7 de outubro de 2021 às 09:09

Ideb das escolas municipais e estaduais de Alfenas se aproximam ao longo dos anos

A partir de 2017 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), das redes municipais e estaduais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, ficaram mais próximos.


 A diferença entre os índices de desenvolvimento da educação básica dos anos iniciais do ensino fundamental, até o 5º ano, da rede municipal e estadual diminuiu para apenas 0,2, a partir de 2017. É o que revela o levantamento dos índices realizado através dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), que mantém as informações sobre vários aspectos e avaliações educacionais. Os dados foram analisados pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

O gráfico abaixo mostra a comparação dos Idebs municipais e estaduais da cidade de Alfenas levantados de 2005 a 2019. É possível notar que nos anos de 2005 e 2007 os índices da rede municipal se encontravam acima da rede estadual.

 



Fonte: Elaborado com base nos dados do Inep


A partir de 2009, ocorreu uma mudança, a rede estadual de ensino obteve índice superior ao da rede municipal, mantendo uma diferença de pelo menos 0,4, até 2015. A partir de 2017, notamos que os Idebs das duas redes começam a ter mais simetria, ou seja, a diferença diminui para apenas 0,2, o que revela moderada desigualdade dos índices.

A rede municipal dos anos iniciais do ensino fundamental atingiu o Ideb de 6,4 e a estadual de 6,6. No último levantamento em 2019, ambas as redes de ensino caíram 0,2 em seus índices, ou seja, a rede municipal atingiu 6,2 e a rede estadual 6,4. O Ideb de ambas manteve a diferença em 0,2, o que revela estagnação na dissimilitude.

O ensino fundamental de anos foi implementado por um projeto de Lei em 2006. Passou a funcionar em duas partes: anos iniciais, até o 5º ano, e anos finais, até o 9º ano. Dessa forma não se usa mais o termo série, conforme consta no gráfico. Porém, como o projeto estabeleceu que haveria até o ano de 2010 para a total modificação, o Ideb referente aos anos de 2005 a 2009, até mesmo 2011, se refere às séries.

Um dos assuntos mais discutidos atualmente, em relação a educação nas cidades mineiras, é sobre a municipalização das escolas estaduais. O “Projeto Mãos Dadas”, elaborado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, sob a gestão do atual governador Romeu Zema (Partido Novo), propõe transferir para os municípios a gestão operacional, financeira e administrativa das escolas estaduais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental.

A cidade de Alfenas possui em seu total 19 escolas, das quais 11 são de administração estadual e oito são de administração municipal. Das 12 escolas estaduais, oito delas oferecem os anos iniciais do ensino fundamental.

O projeto prevê em sua primeira fase, a municipalização de quatro escolas (Escola Estadual Arlindo da Silveira, Escola Estadual Coronel José Bento, Escola Estadual Dirce Moura Leite e Escola Estadual Professor Vianna). Em duas destas escolas a prefeitura assumiria de forma integral (Doutor Arlindo da Silveira e Coronel José Bento), nas outras duas (Dirce Moura Leite e Professor Vianna) haveria a cessão dos prédios para uso conjunto.

Isto significa que nessa primeira fase da municipalização a rede administrativa municipal teria que gerir em seu total onze escolas e a rede administrativa estadual, sete. Boa parte do desempenho das redes escolares estão pautados em sua administração, dessa forma os resultados do Ideb são importantes para analisarmos o funcionamento da gestão administrativa de cada rede.

“A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”

O Projeto de Extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, da Unifal, desenvolve as suas atividades em parceria com o jornal online Alfenas Hoje e tem por objetivo ampliar debates sobre questões sociais junto à população, por meio do levantamento e da análise de dados. Aguçar um olhar diferente do qual estamos habituados na vida cotidiana, com o uso de dados ao longo do tempo, é uma maneira de mergulharmos na nossa imaginação de maneira crítica e reflexiva para compreendermos nós mesmos, nossas organizações sociais e o mundo.

A divulgação de dados sobre o Ideb das escolas municipais e estaduais de Alfenas permite analisarmos o desempenho de cada rede de ensino da cidade, o que auxilia no debate sobre a municipalização das escolas públicas. O chamado “Projeto Mãos Dadas” embora possa passar despercebido sobre alguns olhares, precisa ser debatido, visando analisar seus impactos no Ideb das redes de ensino, na vulnerabilidade para os professores e estudantes locais, que são, de fato, o grupo que será atingido pelo projeto. Outro ponto que precisa ser discutido é o impacto no próprio município de Alfenas, no que diz respeito à forma de lidar com a administração educacional local, tendo em vista que aumentaria o número de escolas para se fazer a gestão. Nesse sentido, quais seriam os pontos positivos e negativos do projeto de municipalização? É preciso um bom trabalho de reflexão, tendo em vista sua implementação.

Os dados foram coletados e analisados pelo projeto de ensino, pesquisa e extensão da Unifal, “A imaginação sociológica e o sul de Minas” que, na próxima semana, analisará o Ideb das escolas municipais dos anos finais do ensino fundamental.

 



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