Postado em terça-feira, 1 de julho de 2025 às 15:03

Unifal retoma vestibular próprio em 2025 para ampliar acesso à graduação

Instituição oferecerá até 50% das vagas por meio de novo processo seletivo, mantendo também o ingresso via Sisu/Enem; provas serão em outubro.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) implementará um vestibular próprio no segundo semestre de 2025, como forma complementar de ingresso para seus cursos de graduação em 2026. A medida, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 2024, visa expandir as oportunidades de acesso à universidade, que continuará utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2010, a Unifal utilizava exclusivamente o Enem para a seleção de seus estudantes.

A Resolução Consuni nº 30, de 30 de abril de 2024, formaliza a mudança e permite que o vestibular próprio preencha até 50% das vagas totais da universidade, com o limite de 50% das vagas por curso.

O reitor da Unifal, Sandro Amadeu Cerveira, explica que a reintrodução do vestibular presencial busca tornar a universidade ainda mais acessível à população das cidades onde a Unifal está presente e em seu entorno. "Nosso principal objetivo com ele é sinalizar para as pessoas da nossa região que a Unifal é para elas", destaca o reitor, que acredita na necessidade de criar caminhos que dialoguem diretamente com o contexto regional, complementando o alcance nacional do Sisu.

Detalhes da prova e inscrições

A prova do vestibular será organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e contará com 70 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação dissertativa-argumentativa. O conteúdo abrangerá os componentes curriculares do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), divididos nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A pontuação final será calculada pela soma dos pontos das provas, e os candidatos serão classificados em ordem decrescente, conforme a nota total.

As inscrições para o vestibular estarão abertas até o dia 22 de agosto de 2025, pelo site do Cebraspe (CLIQUE AQUI). A taxa de inscrição é de R$ 162,10, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico ou com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, conforme edital.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher o curso, turno e campus desejado (Alfenas, Poços de Caldas ou Varginha), além da cidade onde deseja realizar a prova. As vagas e a distribuição por curso, campus e semestre estão detalhadas no Anexo I do edital, que contempla ampla concorrência e o Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A prova será aplicada em 19 de outubro.

Sistema de cotas e classificação

A Unifal mantém o Sistema de Cotas para candidatos oriundos de escolas públicas, incluindo pessoas negras, indígenas, com deficiência e quilombolas. Para concorrer às cotas de baixa renda, a renda familiar per capita deve ser de até 1 salário mínimo. O edital detalha a documentação necessária e os critérios para cada modalidade.

A classificação dos candidatos seguirá a seguinte ordem: todos serão incluídos na lista da ampla concorrência. Aqueles que não forem aprovados por ampla concorrência concorrerão dentro da modalidade de cota para a qual se inscreveram. Caso um candidato seja classificado pela ampla concorrência, ele será incluído apenas nessa lista, mesmo que tenha optado por uma ação afirmativa. Acompanhe todas as etapas no site oficial do vestibular da Unifal, neste link.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo