Postado em sábado, 5 de junho de 2021
às 12:12
Em postagem, prefeito alerta para situação caótica: ´tudo lotado´
Além do alerta, a Prefeitura de Alfenas divulgou uma nota de apelo para que a população se conscientize sobre a gravidade do momento.
Alessandro Emergente
Em uma postagem nas redes sociais, na noite de sexta-feira, o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), alertou para uma situação caótica no Hospital Santa Casa (HSC). “Tudo lotado”, escreveu ao alertar para a situação preocupante com o avanço da pandemia nos últimos dias.
Na Santa Casa, os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) atingiram 100% de ocupação, enquanto que a enfermaria chegou a 97%. Havia apenas uma das 35 vagas da enfermaria estava disponível, de acordo com o boletim do HSC publicado na tarde de sexta-feira.
Dos 66 pacientes internados na Santa Casa, 36 são de Alfenas. Porém, o número de moradores de Alfenas que estão internados é maior, chegando a 40 segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde de sexta-feira.
Parte dos pacientes estão internados em outras unidades hospitalares. Para anteder a demanda da região, 10 leitos de UTI no Hospital Imesa, da rede privada, estão atendendo pacientes encaminhados pelo HSC com o custo assumido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Além disso, foram inaugurados 25 novos leitos de UTIs em Machado, Campestre e Poço Fundo para atender a demanda da região. A iniciativa será custeada com um fundo dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cislago).
Nesse sábado, a Prefeitura de Alfenas publicou uma nota de apelo para que a população se conscientize sobre a gravidade do momento da pandemia. A nota pede que os moradores não participem de festas clandestinas e não saiam de casa sem necessidade. "Nesse momento, a única coisa que pode fazer com que esse cenário mude é a consciência de cada um", diz a nota.
Na sexta-feira, o prefeito baixou um novo decreto com limitação de horário para bares e restaurantes, além de suspensão de festas residenciais e em salões comerciais, entre outras restrições que atingem academias, salões de beleza e proibição de esportes coletivos amadores. As regras são válidas até o dia 11 e, até lá, o gabinete de enfrentamento da pandemia deve definir novas medidas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS