Postado em domingo, 20 de dezembro de 2020
às 18:06
Jaime Daniel registra candidatura única para presidência da Câmara Municipal
Eleição para os cargos da Mesa Diretora revela consenso com registros de candidaturas únicas.
Alessandro Emergente
O vereador eleito Jaime Daniel (PT) deve assumir a presidência da Câmara Municipal de Alfenas nos primeiros dois anos da próxima legislatura. A candidatura do petista é a única para a disputa do comando da Casa no primeiro biênio do próximo mandato, que se inicia em janeiro.
A eleição para definição da presidência da Câmara Municipal será no dia 1° de janeiro, logo após a posse dos vereadores eleitos. Também serão definidos por votação os outros cargos da Mesa Diretora, como vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário e suplente de secretário.
Não há formação de chapas para disputa pelos cargos da Mesa Diretora, sendo candidaturas avulsas. Porém, em todos os casos foram registradas apenas candidaturas únicas, evidenciando um consenso entre os vereadores.
Para a vice-presidência a candidata é Tani Rose (PT), para o cargo de 1ª secretária a candidata é Kátia Goyatá (PDT), para 2° secretário o vereador Luciano Solar (Luciano Lee/PV) é o único na disputa, enquanto Domingos dos Reis Monteiro (Cidadania) é o único candidato para ser suplente.
Apenas para a candidatura de 1° secretário houve a possibilidade de disputa, mas o petista Vagner Morais (Guinho), que já presidiu a Câmara Municipal, desistiu oficialmente da disputa e requereu a anulação do seu pedido de candidatura. O prazo para as inscrições foi encerrado na última sexta-feira.
Com isso, Guinho deve buscar a presidência da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCLJRF), a mais decisiva da Câmara Municipal. A composição das comissões também será definida em votação, porém na primeira sessão ordinária de 2021, prevista para 18 de janeiro.
Candidato único à presidência da Câmara Municipal, Jaime Daniel assumirá a função de vereador pela primeira vez. Ele foi o mais votado na eleição realizada em novembro, obtendo 2.115 votos. A votação obtida pelo petista é considerada histórica. Até então, apenas o ex-vereador Vicente Silvério (Nico), eleito em 2000, havia atingido 2 mil votos.
Além Jaime, Luciano Solar também ocupará uma cadeira no Legislativo pela primeira vez a partir de janeiro. Kátia Goyatá e Dominguinhos foram reeleitos, sendo que o segundo já presidiu a Câmara Municipal, em 2005 e 2006. Já Tani Rose abdicou do cargo em abril do ano passado, possibilitando que Guinho assumisse a função de forma definitiva.
COMENTÁRIOS