Postado em domingo, 21 de novembro de 2021
às 11:11
Unifal e Prefeitura firmam acordo de cooperação técnica para desenvolvimento de ações sustentáveis
Atuação da Universidade no movimento “Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local” integra a parceria.
Da Redação
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas e a Prefeitura de Alfenas oficializaram, por meio de um termo de cooperação, a parceria no desenvolvimento de ações de sustentabilidade em Alfenas. A assinatura do termo de cooperação ocorreu na última terça-feira (16), no campus sede da Universidade, com a presença do reitor Sandro Amadeu Cerveira, do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), do vereador Luciano Solar (Luciano Lee/PV), do secretário municipal Fabrício Casarejos (Clima, Sustentabilidade e Inovação Social) e da gerente de meio ambiente e desenvolvimento sustentável da Unifal, Julieta Moreira Rodrigues.
A parceria visa o desenvolvimento e execução de ações, programas e projetos sociais, culturais, científicos, tecnológicos e de desenvolvimento urbano e estabelece uma série de possibilidades de atuação. Entre elas, a implementação de ações em sustentabilidade à com o foco na resiliência urbana, equidade e bem-estar social; criação de programas de reflorestamento urbano com a implementação de sistemas regenerativos; facilitação e assessoria na criação de empreendimentos em sustentabilidade; elaboração de um plano de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, incluindo a redução de emissão de gases de efeito estufa.
A cooperação entre a Universidade e a Prefeitura também prevê o desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. “A defesa do meio ambiente é uma pauta absolutamente necessária não somente para nós como Universidade, mas para nós como cidade”, ressaltou o reitor.
O prefeito reforçou que Alfenas, como uma cidade universitária, deve estar à frente de seu tempo. “Nós precisamos ser ‘luz’ nesse caminho. Nós temos a obrigação de defender o meio ambiente e o planeta. Com a nossa missão de ensinar que temos que deixar como legado. Deixar para as próximas gerações um ambiente melhor”, destacou.
A gestão da parceria firmada fica ao cargo da Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social de Alfenas (Secsis). O secretário, Fabrício Casarejos, enfatizou a importância histórica do acordo de cooperação pela criação de uma sinergia efetiva entre a cidade e a Universidade. “Os desafios postos pela sustentabilidade e pela crise climática são desafios complexos que precisam de um pensar complexo. Um pensar transdisciplinar, um pensar que reúna diversos saberes e diversas tecnologias. Entendo que esse acordo de cooperação é um ponto de partida para uma grande história”, afirmou o secretário.
Na oficialização do termo de cooperação, o vereador Luciano Solar, egresso do curso de História da Unifal, lembrou que as mudanças climáticas é um grande desafio da humanidade e reforçou a necessidade de ações coordenadas entre o poder público, instituições de ensino, empresas privadas e a sociedade civil para vencer essa situação global. “É fundamental que nós possamos cooperar de forma inteligente e proativa. Nós estamos correndo contra o tempo e temos uma demanda muito grande e qualquer ação, nesse caminho, é muito importante nesse momento”, concluiu.
“Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local”
O movimento “Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local”, lançado pela Secsis, é uma das ações iniciadas com a contribuição da Unifal. A iniciativa visa arborizar e reflorestar a cidade de Alfenas e tem a participação de diversos membros da sociedade civil. Dentre as ações, está previsto o plantio de 1500 árvores na rodovia perimetral, ainda em construção, que vai ligar as extremidades do município.
Além do Termo de Cooperação, a Unifal designou sete servidores e um discente para integrar o grupo de trabalho do “Reflorestar Alfenas”. A bióloga Julieta Rodrigues, técnica em laboratório e gerente de meio ambiente, é uma das integrantes. Segundo ela, a parceria entre as entidades é de grande relevância, pois formaliza os esforços da Instituição em contribuir para realizações socioambientais no município de Alfenas.
“Diversas pesquisas já estão sendo pensadas, além de ações de extensão. A Unifal vai contribuir com a educação ambiental junto à comunidade referente às diversas ações fruto dessa parceria. A condição ambiental geral do município tem perspectivas de regenerações positivas e a Instituição também planeja incluir ações ambientais concretas na área física da Unidade Educacional Santa Clara, com o plantio de milhares de exemplares de árvores”, completou Julieta Moreira.
Para o reitor, o movimento criado em torno da sustentabilidade representa um avanço institucional para a Unifal e para prefeitura, e uma grande conquista para a comunidade de Alfenas. “Nós temos um plano ousado, sinérgico e que envolve, não apenas a Universidade e a Prefeitura, mas passa pela câmara municipal, pelas empresas, pelos movimentos sociais e por toda nossa sociedade. É uma grande honra assinar esse convênio, que certamente, é um momento histórico para nossa universidade e para nossa cidade”, finalizou Cerveira.
COMENTÁRIOS