Yoga, o despertar interior
Autor(a): Diva Paiva
Algumas pessoas pensam em fazer Yoga, mas acabam adiando por questionar se é uma atividade boa para si. Mas, para saber é preciso fazer uma aula ou se inscrever por um mês inteiro. Vale a pena por que pode ser que você goste.
As práticas físicas e respiratórias do Yoga são muito peculiares, um verdadeiro projeto de engenharia da energia potencial, que irá , segundo Swami Satyananda , “despertar regiões silenciosas do nosso cérebro” e ativar o corpo todo. Despertar interior, saúde e autoconhecimento é o que podemos esperar. Praticando Yoga aprendemos a viver no presente e investir em nossos potenciais humanos de uma forma bela e útil.
A prática de Hatha Yoga opera uma verdadeira mudança em nossas vidas, pois “nos dá um corpo novo”, segundo o Hatha Yoga Pradípiká. Proporciona mais vida aos sentidos físicos e extra físico.
Suas técnicas de relaxamento profundo e meditação nos permitem entrar em sintonia com um estado de paz ideal.
Embora não seja necessário tornar-se um indiano de corpo, alma e vestimentas, o praticante acaba por integrar-se gradualmente ao universo yogi, respeitando, admirando essa cultura e aprendendo com ela.
Para praticar Yoga é preciso possuir uma dose de abstração, sem a qual não se percebe o ser, somente o ter. Praticando Yoga aprendemos a apreciar o silêncio, os sons dos mantras, a realização do corpo em postura e até mesmo o esforço metódico para realiza-lo.
Se ao terminar sua prática você estiver sentindo-se descansado e cheio de energia, pleno de um estado interior especial, terá a certeza que Yoga é para você.
Diva Paiva