Yoga produz dopamina
Autor(a): Diva Paiva
Tem gente que não vê nada de interessante em fazer Yoga. Mas não é para ser interessante, Yoga é como um investimento. Uma poupança. Quanto mais tempo investimos, quanto melhor praticamos, aprendendo a dosar as técnicas, melhor ativamos neurotransmissores dopamina.
Ela, a dopamina, nos traz aquela sutil sensação de saciedade em relação aos desejos naturais. Saciedade no ponto certo. Comemos e ficamos satisfeitos. Dormimos e ficamos descansados e animados. A dopamina regula nossas ações e reações. As funções motoras em geral. Traz prazer de viver.
Nosso corpo precisa desses neurotransmissores para o bom funcionamento glandular e cerebral. Nada como ter motivação para o trabalho e para a socialização.
A meditação e o relaxamento fazem parte do Yoga, são ferramentas essenciais. As posturas e os respiratórios são a ponte que nos permite meditar.
Mas pode ser que todos esses resultados não sejam de seu interesse. Por que quando temos tudo fácil ficamos paralisados diante da vida. O Yoga nos retira desse marasmo, por que nos impõe a falta: e depois nos presenteia.
Praticando Yoga temos sempre a sensação de que é fácil ser feliz.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Alfenas Hoje