Postado em quinta-feira, 26 de outubro de 2017
às 11:11
Disputa pela reitoria da Unifal terá 2˚ turno
As chapas encabeçadas por Lana Santos e Sandro Cerveira foram as duas mais bem colocadas e vão disputar a preferência da comunidade acadêmica.
Alessandro Emergente
A disputa pela reitoria da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) será definida em votação de 2˚ turno, que está prevista para 22 de novembro. As chapas encabeçadas por Lana Ermelinda da Silva dos Santos (Chapa 3) e Sandro Amadeu Cerveira (Chapa 1) foram as duas mais bem colocadas e vão disputar a preferência da comunidade acadêmica.
A comissão eleitoral divulgou, na manhã desta quinta-feira, o resultado do 1˚ turno da consulta acadêmica, realizada na quarta-feira. A chapa encabeçada por Lana obteve 24,88% dos votos proporcionais, enquanto a de Cerveira conquistou 22,58%.
A chapa 2 (Unifal-MG – Confiança no Futuro), encabeçada por Tomaz Henrique Araújo e que tinha Paulo Alexandre Bressan como candidato a vice-reitor, chegou em terceiro com 21,22% dos votos. A quarta colocada foi a chapa 4 (Humanizando com Transparência e Serviço), que tinha Marcelo Taveira Barbosa como candidato a reitor Paulo Henrique de Souza como vice, ficou com 2,08% da preferência.
Comparecimento
Dos 7.141 universitários, 1.779 votaram. Entre os 871 servidores (professores e o quadro de funcionários técnicos) com direito a voto, 731 compareceram aos locais de votação. No entanto, o peso dos votos entre servidores e estudantes é diferenciado. Clique e veja o comunicado oficial sobre o resultado do 1˚ turno.
A votação por segmento (alunos e servidores) não foi confirmada à imprensa. Mas a reportagem do Alfenas Hoje apurou que a chapa 1, encabeçada por Cerveira, conquistou o maior número de votos entre os estudantes: 848. Tomaz Araújo ficou na segunda colocação com 429, Lana com 390 e Marcelo Barbosa com 88 votos.
Já entre os servidores, a preferência do segmento foi em relação a candidatura de Lana, com 259 votos. A chapa liderada por Cerveira alcançou 220 votos, dois a mais que a candidatura de Tomaz Araújo, com 218. Já Marcelo Barbosa obteve 20 votos.
Para definição em primeiro turno, umas das chapas deveria obter mais de 50% dos votos. Com o resultado, divulgado nesta quinta-feira, as chapa 1 (Somos Todos Unifal) e 3 (Juntos pela Unifal-MG que queremos) seguem para o segundo turno, tendo o período de 27 de outubro a 20 de novembro para realizar campanha eleitoral.
A campanha no 2˚ turno
O calendário eleitoral prevê a realização de três novos debates oficiais nos campi. Em Alfenas será no dia 9 de novembro. Também estão previstos debates em Poços de Caldas, no dia 31, e em Varginha, no dia 7.
A chapa encabeçada por Lana tem Evandro Monteiro, do Instituto de Ciências Exatas, como candidato a vice-reitor. Já a chapa liderada por Cerveira tem Alessandro Antônio Costa Pereira, do Instituto de Ciências Biomédicas, como candidato a vice-reitor.
Cerveira é graduado em História pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e doutor em Ciência Política também pela UFMG. Ele é diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Unifal.
Graduada em Enfermagem pela Unifal e doutora em Enfermagem pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Lana é pró-reitora de graduação da Unifal. No final de setembro, o Alfenas Hoje apresentou as quatro chapas concorrentes.
O atual reitor Paulo Márcio Faria e Silva deixará o comando da Unifal após dois mandatos seguidos. Ele foi eleito em 2009 com 46% dos votos válidos e voltou a vencer em 2013, com 56% dos votos válidos.
A votação para indicação da futura reitoria é uma consulta acadêmica, uma vez que a definição sobre a nomeação do futuro reitor é feita pelo governo federal a partir da lista tríplice encaminhada pela Universidade. A prática mais comum é o Ministério da Educação atender a indicação do mais votado.
Quer saber mais detalhes sobre o processo eleitoral da Unifal? Clique aqui
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Ranking aponta Unifal entre as 50 melhores do Brasil
- Agrotóxicos usados no cultivo de café afeta o fígado de agricultores, mostra estudo
- Ranking internacional elenca pesquisadores da Unifal entre os cientistas mais influentes
- Inscrições para o Sisu vão até quinta-feira; Unifal oferece 1.689 vagas
- Professor da Unifal tem artigo citado em questão do Enem
COMENTÁRIOS