Postado em domingo, 7 de setembro de 2014
às 12:16
Secretaria de Saúde aponta mais seis casos suspeitos de Gripe Suína em Alfenas
Foram sete caso notificados, sendo que seis ainda são suspeitos.
Alessandro Emergente
Até o início deste mês foram sete casos notificados de Gripe Suína (H1N1), sendo um deles já confirmado e com a morte como noticiado pelo Alfenas Hoje em primeira mão no dia 29, quando a Secretaria de Saúde de Alfenas recebeu a confirmação laboratorial enviada pela Funed (Fundação Ezequiel Dias).
O balanço da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica informou, no decorrer dessa semana, que dos sete casos notificados, seis ainda são suspeitos e aguardam os resultados dos exames. Dos sete casos, informa que dois são “exclusivamente” de residentes em Alfenas. Um desses casos é a da paciente que veio a óbito.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Alfenas atingiu, neste ano, 86,98% da meta da campanha de vacinação contra Influenza. A vacinação é feita com a vacina trivalente que previne contra Influenza A H3N2, Influenza A H1N1 e Influenza tipo B.
Até 1˚ de setembro, o relatório de vacinação em Alfenas apontava as seguintes metas: 73,77% para crianças de seis meses a cinco anos (84,20% a média nacional), 69,04% de gestantes (81,75% a média nacional), 96,12% de puérperas/mulheres que tiveram crianças recentemente (111,69% no Brasil), 85,29% para pessoas com mais de 60 anos (86,29% a média no País) e 147,30% para trabalhadores em saúde (97,43% foi a média nacional).
No decorrer dessa semana, a população procurou a vacina depois de anunciado na imprensa que as doses foram disponibilizadas para os demais grupos. As doses remanescentes da campanha estavam disponíveis no Ambulatório Aparecida, Ambulatório São Vicente, PSF Pinheirinho, PSF Nova América e PSF Jd Primavera.
A Gripe
A Influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. O quadro clínico tem duração de aproximadamente uma semana e é caracterizado por febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva e coriza.
O vírus Influenza é transmitido principalmente de uma pessoa infectada para outra por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, pelo espirro ou durante a fala.
A prevenção é realizada com simples ações como:
- Lavagem frequente das mãos com água e sabão;
- Ao tossir ou espirrar cobrir a boca com a parte interna do braço;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar ambientes fechados e aglomerados de pessoas;
- Vacinar anualmente.
A vacinação anual contra influenza é uma das medidas mais utilizadas para se prevenir a doença, uma vez que pode ser administrada antes da exposição ao vírus.

COMENTÁRIOS