Postado em quinta-feira, 28 de novembro de 2019 às 21:09

Alfenas é primeira cidade a receber novo programa contra criminalidade

Selo Prevenção Minas vai ajudar municípios a promoverem qualificação e realizarem ações para evitar o crime.


Da Redação

Alfenas é a cidade-piloto para execução de um novo programa de Prevenção à Criminalidade do governo estadual. Chamado Selo Prevenção Minas, o novo projeto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai atuar como uma espécie de consultoria qualificada para municípios, ajudando no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propondo ações de prevenção. A ideia é qualificar as ações desenvolvidas para evitar a ocorrência de crimes.

O termo de cooperação entre a Prefeitura de Alfenas e o Estado, assinado na quarta-feira (27/11), prevê que a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade da Sejusp - responsável pela execução do Selo Prevenção Minas - institua uma comissão municipal de prevenção à criminalidade e, em seguida, coordene a elaboração de um diagnóstico de segurança pública local. Este diagnóstico será desenvolvido em parceria com especialistas e acadêmicos da Fundação João Pinheiro (FJP) para traçar um raio-x das dinâmicas criminais do município de Alfenas.

O termo de cooperação entre Estado e Prefeitura foi assinado na quarta-feira (Foto: Divulgação / Sejusp)


Este perfil detalhado de atuação da criminalidade na cidade será a matéria-prima do trabalho da equipe do Selo Prevenção Minas: a partir das informações obtidas, serão propostas ações de intervenção, por meio de um Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade.

"Fazer mais com menos, é isso que estamos tentando fazer em Minas e é isso que o Selo Prevenção Minas significa. Estamos buscando parcerias com as prefeituras para que, juntos, possamos trazer mais resultado para a redução da criminalidade e para a transformação dos ambientes", ressalta o secretário da Sejusp, general Mario Araujo.

Vale salientar ainda que, para que o Governo do Estado certifique o município com o Selo, ou seja, para que ele seja qualificado como cidade que realiza ações qualificadas de prevenção à criminalidade, é preciso que o Executivo local cumpra determinados requisitos.

"O novo programa representa uma estratégia de capilarização de atividades e ações de prevenção em todo o estado. Uma forma também de se pensar junto com a sociedade, por meio de uma comissão de prevenção à criminalidade, ações que possam enfrentar, combater e prevenir esses crimes, de acordo com a necessidade de cada município", ressalta a superintendente de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Flávia Mendes.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo