Postado em segunda-feira, 17 de novembro de 2025 às 16:04

Projeto ´Vivências Musicais´ leva educação musical lúdica a mais de 100 estudantes

Ação faz parte da contrapartida da Lei Paulo Gustavo e foi realizada em parceria com duas escolas municipais e uma ONG.


 Da Redação

O educador musical Leandro de Souza concluiu a contrapartida do projeto "Vivências Musicais", em Alfenas. A iniciativa, que levou oficinas de música a mais de 100 estudantes gratuitamente, foi realizada em parceria com duas escolas municipais e uma associação beneficente.

O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, no âmbito estadual, através do edital 07/2023 – Residência Artística em Artes e Técnicas, com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (SECULT-MG).

As atividades foram distribuídas em três locais e períodos:
Escola Municipal Dr. Januário Magalhães (CAIC): 6 e 7 de outubro.
• Associação Beneficente Caritas de Alfenas: 27 e 28 de outubro.
• Escola Municipal Dr. Fausto Monteiro: 10 e 11 de novembro.


Durante as oficinas, o músico, que se capacitou para o projeto em cursos presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro, além de um curso online na Argentina, conduziu os estudantes em um percurso lúdico. As sessões envolveram jogos, movimentos e brincadeiras musicais, com foco na criação e na utilização dos elementos da música, como ritmo, melodia e harmonia.

O educador musical destacou a importância das políticas públicas e das parcerias com a Secretaria Municipal de Educação. Segundo o artista, "é necessário que agentes culturais e fazedores de cultura ocupem espaços públicos com a intenção de promoção e incentivo para que brotem nos estudantes a vontade de trabalhar com ações artísticas e culturais”.

A iniciativa levou oficinas de música a mais de 100 estudantes (Fotos: Divulgação)



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo