Postado em segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
às 20:08
Ciclista alfenense volta a conquistar bom resultado
Henrique Costa chegou na 4ª colocação na etapa do Campeonato Mineiro de MTB XCO.
Da Redação
O ciclista Henrique Valadão Dias Silveira da Costa, de 13 anos, obteve mais uma boa performance nas pistas assim como ocorreu, em Mairiporã (SP), no MTB Festival. Dessa vez foi em Carandai (MG) durante o campeonato Mineiro de MTB na categoria XCO, disputado na em uma trilha rural, na Fazenda Sossego.
Pela categoria infantojuvenil, o alfenense largou em sétimo e, apesar de enfrentar problemas no câmbio traseiro deste de o final da primeira volta, terminou em quarto lugar entre 17 competidores. Principalmente devido as dificuldades com a bicicleta, Henrique pôde comemorar o desempenho na pista.
A pista montada dentro da Fazenda Sossego, em Carandai, tem 5.100 metros de extensão, com muitos aspectos que levam dificuldade aos competidores. As trilhas foram feitas no meio de uma mata fechada, com raiz e troncos a serem superadas. Além de muitas subidas dificultando o trajeto dos ciclistas havia uma longa descida, marcada por muitas curvas fechadas. Nos poucos trechos planos era possível desenvolver altas velocidades.
A competição foi entre os dias 28 e 29 de novembro. No dia 28 foram os treinos classificatórios para a largada que aconteceu no dia 29. A largada da corrida foi logo pela manhã, às 8h, e, logo no início da corrida, no final da primeira subida mais íngreme, Henrique ocupava a 5ª posição, em um pelotão com os outros quatro líderes. Na passagem pelo ponto de apoio e até da longa descida já ocupava o quatro lugar.
Com o ritmo forte dos líderes da categoria sub 15, eles logo chegaram nos últimos colocados da sub 17, que haviam largado pouco antes. Uma característica desta modalidade, a XCO, é a ultrapassagem em espaços apertados.
Graveto enroscou na corrente
Ao realizar a ultrapassagem de um outro piloto sub 17, Henrique acabou tendo um graveto enroscado na corrente da bicicleta e isto causou um problema no câmbio traseiro, dificultando a troca de marchas. Já na abertura da segunda, e última volta, manteve o ritmo fazendo mais força e conseguiu se aproximar do terceiro colocado, mas não com tempo suficiente para realizar a ultrapassagem.
Uma diferença entre os outros campeonatos disputados até então foi a realização da sessão da tomada de tempo. Todas as categorias realizaram essa tomada de tempo e posição de largada e, no domingo, foi definida pelos melhores tempos e não pelo ranking do ano. Uma chuva fina marcou boa parte desta sessão, tornando a pista escorregadia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Ciclista de Alfenas é campeã da Copa Internacional de Mountain Bike CIMTB Michelin
- Ciclista de Alfenas volta a conquistar título, dessa vez do Mineiro XCO
- Pai conquista Mineiro e filho o Brasileiro de ciclismo
- Ciclistas de Alfenas conquistam novos pódios
- Ciclistas de Alfenas participam do GP Ravelli de Itú
COMENTÁRIOS