Postado em sábado, 26 de julho de 2014 às 19:12

Após mudança na Adolfo Engel, moradores de rua paralela reivindicam novas alterações

Os moradores querem novas modificações no trânsito e se dizem prejudicados com a mudança na rua Adolfo Engel.


 Alessandro Emergente

Moradores da rua Expedicionário José Jordão, no Jardim Tropical, encaminharam à Superintendência Municipal de Trânsito um abaixo-assinado com mais de 50 nomes. Eles querem novas modificações no trânsito daquela região e se dizem prejudicados com a mudança na rua Adolfo Engel, que passou a ser mão única.

As ruas Expedicionário José Jordão e Fabiano Barbosa são paralelas à rua Adolfo Engel e passaram a ser utilizadas com mais frequência pelos motoristas desde que a Superintendência de Trânsito determinou a Adolfo Engel como mão única, apenas no sentido avenida Jovino Fernandes Sales/Imesa.

Os motoristas que fazem o sentido contrário passaram a adotar as duas vias paralelas, que são de mão dupla. O problema, segundo os moradores, é que a rua Expedicionário José Jordão não suporta a nova demanda de veículos e o risco de um acidente passou a ser constante. 

A rua Adolfo Engel passou a ser de mão única (Foto: Alessandro Emergente)

Leonardo Mendes de Oliveira, um dos moradores, reclama que a prefeitura não ouviu a opinião dos moradores antes de promover a modificação no trânsito e, com isso, apenas transferiu o fluxo para uma via, que não suporta a demanda. “Estão utilizando essa rua (a Expedicionário J. Jordão) como uma válvula de escape. Simplesmente transferiram o problema”, enfatiza Alberto de Castro Martins, outro morador.

Os moradores dizem que, apesar da rua Fabiano Barbosa ser uma das opções para quem passa pelo Imesa em direção ao Jardim Boa Esperança, a maioria dos motoristas opta pela rua Expedicionário José Jordão. 

Moradores da rua Expedicionário José Jordão dizem que a via não suporta o novo fluxo
de veículos e o risco de acidente é constante (Foto: Alessandro Emergente)

Na avaliação dos moradores, a via é estreita para permanecer em mão dupla e receber o fluxo de veículos pesados. Além disso, apontam que há uma curva “fechada” no final da rua Expedicionário José Jordão (esquina com a rua Felipe Neri), dificultando a conversão de caminhões, aumentando o risco de acidente. “Logo, logo vai ter um acidente aqui”, prevê José Rafael, que mora próximo à esquina há quase 20 anos.

Outro local que os moradores chamam a atenção é na esquina com a rua João Paulino Damasceno. Segundo eles, os motoristas viram de uma vez, sem fazer a conversão de forma correta. Neste caso, pedem uma melhor sinalização no local.

A Superintendência de Trânsito

O superintendente municipal de Trânsito, Sérgio Prado, disse que vem fazendo o acompanhamento sistemático das medidas implantadas e do impacto causado. Segundo ele, a avaliação preliminar é positiva com a redução do fluxo de veículos naquela região da cidade. Afirma que muitos motoristas que passavam pela rua Adolfo Engel, no sentido avenida Jovino Fernandes Salles, já adotaram outros itinerários. 

Moradores também alertam para o risco de acidentes nas esquinas (Fotos: Alessandro Emergente)

Prado acredita que, em um prazo de 10 dias, já terá uma avaliação “mais segura” sobre o tipo de intervenção no local. Entre as possíveis modificações para melhor fluxo de veículos está a de proibir estacionamento de veículos em uma das laterais da rua Expedicionário José Jordão, uma vez que a via é estreita – assim como a rua Adolfo Engel. Também está em estudo a proibição de estacionamento no lado esquerdo da rua João Paulino Damasceno (entre a esquina com a Adolfo Engel e a Expedicionário J. Jordão).

Sobre a adoção de mão única na rua Expedicionário José Jordão, o superintendente de Trânsito diz que essa alternativa também é estudada, porém caso seja implementada será no sentido oposto ao da Adolfo Engel. Informa que os ônibus da Alfetur adotaram, por recomendação da prefeitura, a rua Fabiano Barbosa, que tem menor número de residências e, consequentemente, um fluxo menor. Em relação ao reforço à sinalização, diz que este é um trabalho constante adotado pela Superintendência.

Sobre a reclamação de que os motoristas estão convergindo de forma perigosa no cruzamento da João Paulino Damasceno com a Expedicionário J. Jordão, Prado disse que também tem analisado o problema para propor soluções, mas este caso está relacionado à educação e capacitação dos motoristas no trânsito.

 

LEIA MAIS:

Projeto prevê retirada de canteiro central no cruzamento da Lincoln Westin com Américo Totti

Prefeitura anuncia mudanças no trânsito próximo ao Imesa 

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo