Postado em quinta-feira, 10 de julho de 2014
às 20:54
Hospital começa a oferecer Teste do Coraçãozinho, exigido pelo Ministério da Saúde
A medida passou a ser exigida, em junho deste ano, pelo Ministério da Saúde.
Da Redação
O Hospital Universitário Alzira Velano HUAV) começou a oferecer gratuitamente a oximetria de pulso, o "Teste do Coraçãozinho". A medida passou a ser exigida, em junho deste ano, pelo Ministério da Saúde.
Uma portaria publicada no Diário Oficial da União exige que todas as maternidades da rede pública de saúde deve realizar o teste como parte da triagem neonatal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na triagem neonatal já são feitos os testes do pezinho, do olhinho e da orelhinha.
No ano passado, a Câmara Municipal de Alfenas já havia aprovado uma lei municipal que exige a realização da oximetria de pulso nos hospitais da cidade. Entre os maiores municípios do Sul de Minas, além de Alfenas, o serviço já é oferecido de graça na rede pública de saúde de Pouso Alegre, no Hospital Regional Samuel Libânio, e nas unidades da Santa Casa de Passos e de Poços de Caldas.

O exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves e diminui o percentual de recém-nascidos que recebem alta sem o diagnóstico de problemas que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida. A medição deve ser feita entre 24 e 48 horas depois do nascimento do bebê.
Dados da Sociedade Brasileira de Pediatra indicam que, em cada mil bebês nascidos vivos, de oito a dez podem apresentar malformações congênitas, entre os quais dois podem ter diagnóstico de cardiopatias graves, com a necessidade de intervenção médica o mais rápido possível.
De acordo com dados do Departamento de Informática do SUS, o Datasus, entre os anos de 2002 e 2012, mais de 15 mil crianças com menos de 2 anos morreram vítimas de doenças do coração.
Com informações: G1

COMENTÁRIOS