Postado em sexta-feira, 27 de junho de 2014 às 03:33

Nível do Lago de Furnas é o mais baixo desde 2001, quando houve crise energética

O volume útil do lago, que abastece a hidrelétrica de Furnas, está em 29,16%, segundo dados do ONS.


 Da Redação

O nível do reservatório de Furnas é o mais baixo dos últimos 13 anos. O volume útil do lago, que abastece a hidrelétrica de Furnas, está em 29,16%, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema), registrados na última quarta-feira. A tendência já era registrada em fevereiro como mostrou o Alfenas Hoje.  

O nível do lago está tão baixo, que somente em 2001 fechou abaixo deste percentual. Naquele ano, nesse mesmo período da estação, chegou a 16,25%, registrado em junho. Foi o ano de uma forte crise energética, que ficou conhecida como o risco do “apagão”. Treze anos depois a situação é novamente preocupante.

No mês passado, o reservatório registrou 29,37% de uso de seu volume. Só para se ter uma ideia, em anos anteriores, os meses de junho e maio registravam um nível sempre acima de 70%. Em maio de 2005, por exemplo, chegou a 98,94%.

Desligamento de turbinas

No mês passado, a Agência Estado noticiou que as turbinas da Usina de Furnas, a principal do reservatório que leva o seu nome, estavam sendo desligadas por algumas horas para preservar o nível do Lago de Furnas. 

Baixo nível do lago prejudica piscicultura (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)

Uma semana antes da notícia, o reservatório chegou a apenas 27,22% de sua capacidade, baixando 20 centímetros em média por dia. A preocupação da região é com os problemas acarretados para a piscicultura, o turismo e demais investimentos que dependem do Lago. 

Segundo a Agência Estado, a assessoria da usina evitou ligar a medida ao período de estiagem e oficialmente alegou que o motivo para as interrupções seria a manutenção de equipamentos e algumas movimentações internas. Porém, o motivo da decisão seria manter o reservatório enquanto se espera por chuva, uma vez que a represa ficou a cerca de 12 metros abaixo do normal.

O lago

Além da usina principal, o Lago de Furnas serve diretamente a outras três usinas no Rio Grande e ainda colabora com outras quatro. O reservatório opera enchendo durante o período chuvoso (novembro a abril) e sendo esvaziado durante o período de estiagem (maio a outubro). Este procedimento permite que a usina produza a energia elétrica necessária durante todo o ano.

Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa pelo sistema de Furnas, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia. Presente em 15 estados e no Distrito Federal, Furnas conta com 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 65 subestações.

O Lago de Furnas banha 34 municípios no Sul de Minas. Os principais rios que abastecem o lago são o Rio Grande e o Rio Sapucaí. O lago possui 23 bilhões de metros cúbicos de água. O sistema Rio Grande abastece 12 usinas hidrelétricas.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo