Postado em domingo, 11 de maio de 2014
Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirões para controlar a dengue
Os casos de dengue avançam e os focos do mosquito persistem por todos os bairros.
Da Redação
Os focos do mosquito persistem por todos os bairros. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Vigilância em Saúde, intensifica as campanhas educativas e, desde sábado, dia 3, está realizando mutirões pela cidade.
Inicialmente os trabalhos se concentram nos bairros onde foram registrados casos da doença e a presença do mosquito. É o caso do bairro Aparecida em que, mesmo depois do trabalho intenso dos agentes, foram registrados inúmeras ocorrências da doença.
No dia 3, das 8h às 12h, 30 quarteirões do bairro Aparecida receberam o mutirão composto por aproximadamente 80 pessoas, entre agentes de controle de endemias além de enfermeiras, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em duplas, os servidores visitaram casas, vasculharam possíveis criadouros do mosquito, distribuíram materiais explicando como evitar os focos do mosquito nas residências e alertaram os moradores sobre a doença e seus sintomas.
Ao todo, foram visitados 593 imóveis e encontrados 53 focos dos mosquitos nas residências, a maioria nas caixas de passagem de gordura, caixas d água (mal tampadas) em vasos de plantas, no lixo e em objetos reciclados acumulados nos quintais.
90% dos focos do mosquito estão nas casas
A Coordenação de Vigilância em Saúde alerta que 90% dos focos do mosquito em Alfenas estão nas casas. O inseto tem preferência por lugares quentes em que haja presença de pessoas.

A Coordenação de Vigilância em Saúde também realiza ações de UBV Portátil (aplicação de veneno) nas áreas onde há casos suspeitos da doença, para matar o mosquito alado, que possa estar infectado.
Além disso, segundo a prefeitura, estão sendo desenvolvidas ações educativas e de distribuição de material educativo de prevenção nas escolas, como a que aconteceu no dia 2 de maio e envolveu alunos da Escola Estadual Professor Viana, no bairro Aparecida.
Quinzenalmente os agentes visitam floriculturas, borracharias, oficinais mecânicas para detectar possíveis focos do mosquito.
Novo vírus
De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, este ano foi detectado um novo vírus, o que aumenta o risco de contaminação. Por isso, a recomendação é para que, caso a pessoa apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e dor no corpo, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.
Números da doença em Alfenas
Em 2013 foram registrados no município de Alfenas, por meio da Vigilância Epidemiológica, 408 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo que deste total, somente de residentes em Alfenas, foram confirmados 176 casos.
De acordo com o informe de controle da dengue, do dia 08 de maio, em 2014 há 216 casos notificados, sendo 206 exclusivamente de residentes no município de Alfenas. Dos 206 casos notificados residentes em Alfenas, 37 foram confirmados e 47 já estão descartados, os demais aguardam os resultados de exames laboratoriais para classificação.
Dos casos confirmados de residentes em Alfenas, 32 foram infectados no próprio município de Alfenas, dois foram importados, ou seja, foram infectados fora do município e três estão classificados como indeterminado quanto ao local de infecção.
A taxa de incidência registrou um índice de 49,46 a cada 100 mil habitantes no ano de 2014. A taxa de incidência representa uma regra matemática proporcional do número de casos novos confirmados da doença em relação ao número de habitantes de um determinado espaço geográfico, num período de tempo determinado.

COMENTÁRIOS