Postado em quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
às 20:28
Prefeitura inicia revitalização da Praça Getúlio Vargas com 55 novas árvores
A prefeitura iniciou o trabalho de revitalização e arborização da Praça Getúlio Vargas.
Alessandro Emergente
A prefeitura iniciou, na tarde desta quinta-feira, o trabalho de revitalização e arborização da Praça Getúlio Vargas. Até o meio do ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura deve plantar 55 novas árvores ao longo da praça.
As mudas selecionadas são das espécies Oiti e Escumilha Africana, espécies nativas de mata atlântica e indicadas para o perímetro urbano. Segundo Nayara Souza Prado, engenheira ambiental da prefeitura e que está coordenando o trabalho, essas espécies são indicadas para o plantio em praças por possuírem, entre outros fatores, características como raízes pivotantes (raízes que aprofundam no solo com ramificações laterais pequenas).
Além disso, essas espécies são suscetíveis a poda e oferecem bastante sombra, um dos pedidos da população. Atualmente, a maior parte dos bancos da Praça Getúlio Vargas fica exposta ao sol durante todo o dia desde que as antigas árvores da espécie fícus foram retiradas. A prefeitura, em parceria com as universidades, tentou salvar as árvores centenárias.
Primeira fase
A primeira fase da intervenção feita pela prefeitura é o tratamento preliminar da terra, recuperando a qualidade do solo. Depois disso, será feita a abertura das covas para o plantio. Nesta quinta-feira, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, em uma parceria com o curso de agronomia da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), fez a inserção de calcário.

Nayara informa que, há cerca de um ano, uma análise do solo apontou qualidade inadequada e, por isso, está sendo feito um trabalho de recuperação. Posteriormente serão feitas novas análises para avaliar a qualidade do solo e definir medidas antes do plantio.
A expectativa da engenheira ambiental é que a primeira etapa dos trabalhos, que corresponde a recuperação do solo, deve ser concluída em um mês e meio. Cerca de 15 pessoas, entre funcionários da prefeitura e estagiários de agronomia da Unifenas, estão envolvidas no trabalho de revitalização e arborização da Praça Getúlio Vargas.
LEIA MAIS:
Parceria com universidades salvará árvores centenárias
Prefeitura inicia 1ª etapa da reforma da Praça Getúlio Vargas

COMENTÁRIOS