Postado em sábado, 28 de dezembro de 2013
às 16:14
Novo sistema de iluminação adotado pela Unifal reduz consumo de energia em 48%
A Unifal iniciou a instalação do novo sistema de iluminação pública nas unidades de Alfenas.
Da Redação
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) iniciou a instalação do novo sistema de iluminação pública nas unidades de Alfenas. Desde o início de dezembro, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), por meio do setor de Serviços Gerais, vem substituindo as tradicionais lâmpadas de sódio e mercúrio pelos novos dispositivos de LED. A economia chega a 48%, segundo a Universidade.
O servidor responsável pelo Departamento de Serviços Gerais (DSG), José Antônio Ramos, explica que a instalação desses novos dispositivos busca atender a uma instrução normativa (10/2012), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que estabelece “práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços na administração pública”.
Segundo Ramos, a partir da normativa, foi elaborado um projeto de compras de luminárias LED visando economia de energia, mais facilidade de manutenção, durabilidade do material e menor impacto ambiental.
“Além da redução de energia, que será de aproximadamente 48%, contaremos também com o conforto luminotécnica, já que a lâmpada LED permite que você visualize mais pontos que a outra iluminação, por reproduzir mais cores”, informa Ramos, explicando que as novas lâmpadas diminuem os pontos de sombra.
Instalção das lâmpadas LED foi iniciada nas unidades de Alfenas (Foto: Ascom/Unifal)
Em comparação com as lâmpadas de sódio e mercúrio, as lâmpadas de LED não emitem carbono e o descarte pode ser feito em lixo comum, pois não oferecem riscos à natureza. A durabilidade chega a 50 mil horas, enquanto as outras lâmpadas alcançam até 12 mil. “Garantindo maior luminosidade, consequentemente, estas lâmpadas proporcionarão também melhorias na segurança para a comunidade universitária”, comenta.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços (Abeieps), cerca de 98% dos materiais usados na composição das lâmpadas LED são recicláveis e não há metais pesados.
Substituição
Neste mês de dezembro, foi iniciada a substituição das luminárias na sede (campus central) e na Unidade Educacional do bairro Santa Clara, e a partir de 2014, os novos dispositivos serão instalados também no campus de Poços de Caldas e no campus de Varginha.
O projeto, que é uma iniciativa da Proaf e do Departamento de Serviços Gerais, conta com o apoio do engenheiro eletricista da Proplan, Charles Guimarães Lopes. A instalação está sendo feita pela equipe da seção de Manutenção e Conservação de Energia, chefiada pelo servidor Edson Vieira da Silva.

COMENTÁRIOS