Postado em sexta-feira, 29 de novembro de 2013 às 13:04

Vigilância Epidemiológica divulga “Mapa da Dengue”

Os dados foram reunidos tendo como base o índice de Aedes aegypti e revela que a situação ainda não está controlada.


Da Redação

O Mapa da Dengue, divulgado pela Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica (VE) em Saúde, revelou os bairros que estão em situação de risco para a doença (veja o mapa logo abaixo). Os dados foram reunidos tendo como base o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) e revela que a situação ainda não está controlada.

O LIRAa, além de identificar os bairros com maior foco de reprodução do mosquito, também serve para apontar o perfil dos criadouros. Segundo o levantamento, os focos estão em formas de armazenamento de água, nos lugares em que o lixo não está sendo remanejado adequadamente e em depósitos domiciliares.

Pela conclusão, o lixo acumulado nas casas é o principal problema, depois aparecem os vasos de plantas. Os dois respondem por 80 % dos focos.

Regiões como Vila Betânia, Jardim Nova América, Pôr do Sol, Jardim Boa Esperança, Jardim Elite Vila Godoy e centro são alguns exemplos, apontados no mapa, com maior incidência de casos confirmados e trazem preocupação.

Dificuldade

O coordenador de Vigilância Epidemiológica (VE), Volmir Maida de Siqueira, reclama da dificuldade para conscientizar a população. “Atualmente os focos do mosquito estão em mais de 80% nas residências: nos vasos de plantas, objetos em desuso (lixo), calhas e caixas d água, que são os principais tipos de locais onde encontramos as formas jovens do mosquito”, informa. 

“Atualmente os focos do mosquito estão em mais de 80% nas residências”, diz coordenador da VE

Muito embora as inspeções aconteçam diariamente pelos agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde - que têm a missão de visitar cada um dos aproximadamente 45 mil imóveis do município - a situação ainda não está controlada. “A presença do mosquito Aedes aegypti está em vários locais de nossa cidade o que pode resultar em epidemia”, alerta Maida.

Prevenção

Os agentes da vigilância intensificam as ações de prevenção e de combate ao mosquito Aedes aegypti, distribuem panfletos e espalham informações sobre os cuidados que os moradores devem adotar para eliminar o inseto.

No dia 22 de novembro, equipes da vigilância em parceria com o Tiro de Guerra (TG) de Alfenas realizaram uma panfletagem no bairro Vila Betânia, quando foram distribuídos mais de 2.400 materiais com informações sobre a prevenção a dengue. 

Os agentes da Vigilância intensificam as ações de prevenção e
distribuem panfletos (Foto: Ascom/Prefeitura)
 

Na quarta feira, 23, aconteceu uma Blitz Educativa, que contou com a parceria da Polícia Militar, Guarda Municipal, PSF Vila Formosa e do TG de Alfenas. Foram abordados aproximadamente 300 condutores, que receberam orientações sobre como evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor da Dengue.

Confirmados

“Podemos constatar que, até o momento tivemos 177 casos autóctones confirmados de dengue em nosso município. Para o ano de 2014 a previsão é que tenhamos em Alfenas mais de 1.500 casos de Dengue”, avisa o coordenador da VE.

Por isso a orientação da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica é eliminar todos os recipientes que possa vir a acumular água: garrafas, baldes ou latas vazias, água acumulada sobre a laje, calhas e ralos entupidos. É necessário que seja verificada a vedação da caixa d água. Lixo em terrenos baldios, calçadas e ruas também contribuem com a proliferação do mosquito.

LEIA MAIS:

Notificações de casos de dengue em Alfenas sobem 285%

Sobe para 44 o número de casos notificados com suspeita de dengue

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo