Postado em quarta-feira, 6 de novembro de 2013
às 12:19
Centro de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis é inaugurado
A Secretaria de Saúde inaugurou o Centro de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Cadoc).
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou, na sexta-feira passada, o Centro de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Cadoc) em uma parceria com a Unifal (Universidade Federal de Alfenas). O funcionamento do Cadoc será das 7hs às 13hs, anexo ao Ambulatório Dr. Plínio Coutinho.
De acordo com a prefeitura, o principal objetivo da unidade é reduzir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). São consideradas DCNT as seguintes patologias: cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. Esses males não transmissíveis, causados por inúmeros fatores, se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração.
Segundo a prefeitura, atualmente, essas enfermidades são consideradas um sério problema de saúde pública, e já são responsáveis por 58,5% das mortes e 45,9% da carga de doença no mundo, segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde).
O Centro conta com uma equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro, médico e psicólogo. O serviço ofertado é considerado de média complexidade e tem como público alvo aqueles pacientes que são encaminhados pelas Unidades de Atenção Básica e pelas equipes de Saúde da Família.
A inauguração da unidade foi por meio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde “Pró Saúde”.

COMENTÁRIOS