Postado em sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bancários da região aceitam reajuste de 8% e greve chega ao fim

O comando grevista na região aceitou a proposta de reajuste de 8%, oferecida pelos bancos, o que decretou o fim da paralisação.


Alessandro Emergente

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Varginha e Região (Seeb/Varginha) aceitou a proposta de reajuste de 8% (1,82% de aumento real), oferecida pelos bancos, em assembleia da categoria realizada nesta sexta-feira. Os bancários das instituições privadas já retornaram ao trabalho, enquanto que os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal retornam na segunda-feira.

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada de sexta-feira após uma intensa negociação que foi iniciada na manhã de quinta-feira. Na quarta-feira, em entrevista ao Alfenas Hoje, o sindicalista Marcelo Pizzo já adiantava a possibilidade de uma reunião longa, que duraria até a madrugada. 

Os bancários cederam em quase 4% no pedido de reajuste, uma vez que tinham reivindicado 11,93%. Por duas vezes recusaram as propostas da Fenaban, que havia oferecido 6,1% e depois 7,1%.

Outros itens do acordo foram o reajuste do piso da categoria em 8,5% (2,29% de ganho real) e a compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.

Foto: Alessandro Emergente/Arquivo 

Bancários da Caixa e do Banco do Brasil retornam ao trabalho na segunda-feira

A regra básica do PLR (Participação nos Lucros e Resultados) será de 90% do salário mais valor fixo de R$ 1.694,00. A reivindicação era de três salários mais R$ 5.553,15.

A greve da categoria completou 22 dias na quinta-feira e foi a mais longa desde 2004, quando os bancários paralisaram os serviços por 30 dias. No ano passado, os trabalhadores ficaram parados por nove dias e, em 2011, por 21 dias.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo