Postado em domingo, 8 de setembro de 2013 às 01:25

Alfenas foi selecionada para implementação do “Choque de Gestão”

Alfenas é um dos 60 municípios mineiros selecionados para implementação do programa “Choque de Gestão”. As prefeituras terão auxílio da Seplag.


Da Redação

Alfenas é um dos 60 municípios mineiros selecionados, entre 590 inscritos, para implementação do programa “Choque de Gestão”. As prefeituras terão auxílio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

De acordo com a Seplag, o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais tem como objetivo “compartilhar boas práticas de gestão com os municípios mineiros”.

A análise do programa compreende seis áreas da administração pública municipal. São elas: 1) captação de recursos nacionais e internacionais; 2) plano plurianual - PPA Municipal; 3) gestão pública para resultados; 4) gestão de projetos; 5) compras governamentais e plano de carreira.

Três áreas

Em Alfenas, um consultor da Fundação João Pinheiro (FJP) fez um diagnóstico sobre quais seriam as áreas da administração pública que mereceriam maior atenção. Após essa análise, optou-se pela implantação de três boas práticas de gestão nas seguintes áreas da administração: 1) gestão pública para resultados; 2) plano de carreiras e 3) compras governamentais.

Em contrapartida, a Seplag vai oferecer ao município as seguintes ferramentas de apoio: capacitação à distância (EaD), o site Conversando sobre Gestão, um fórum de debates, um banco com as melhores práticas, conteúdos de gestão e sistemas de informação.

Para adesão ao programa, a Seplag oferece incentivos como acesso facilitado à linha de crédito especial BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). Também disponibiliza ações de apoio para o aprimoramento da gestão e a identificação de novas formas de obtenção de recursos para o município.

“Bandeira tucana”

O termo “Choque de Gestão” ficou conhecido durante o governo de Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais e se tornou uma das “bandeiras” do atual senador tucano. A proposta é uma reforma administrativa que propõe a “redução dos gastos públicos e ampliação dos resultados”.

Para isso, são adotadas medidas como a fusão de secretarias. Um exemplo foi a fusão de algumas secretarias como a própria Seplag, que originou-se da fusão das funções de Planejamento e Coordenação Geral com as de Recursos Humanos e Administração.

O modelo de gestão recebe fortes críticas dos setores de esquerda, que classificam as medidas como de orientação neoliberal com cortes de investimentos em áreas sociais.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo