Postado em quarta-feira, 31 de julho de 2013
às 20:37
IDH de Alfenas cai, mas é o 7˚ maior da região Sul/Sudoeste de Minas
Alfenas tem o 7˚ maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Alessandro Emergente
Alfenas tem o 7˚ maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostram uma queda no índice de Alfenas nos últimos dez anos.
O "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", publicado pelo Pnud - órgão ligado às Organizações das Nações Unidas (ONU) -, leva em consideração quesitos como a expectativa de vida (longevidade), a educação e a renda mensal per capita. O indicador é uma nota que varia de 0 a 1. Para chegar ao IDH de 2013 o Pnud analisou o censo demográfico de 2010 de 5.565 municípios brasileiros.
Alfenas obteve a média 0,761 e a 23ª colocação no ranking estadual. Na edição anterior, em 2003, o IDH de Alfenas chegou a 0,829 e a cidade alcançou a 136ª posição no ranking nacional. No "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013" o município ocupa apenas a 350ª colocação.
>>Confira o ranking
No Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Alfenas fica atrás de Itajubá (0,787), Lavras (0,782), Poços de Caldas (0,779), Varginha (0,778), Itaú de Minas (0,776) e Pouso Alegre (0,761). Nesta lista há apenas uma representante do Sudoeste Mineiro: Itaú de Minas.
Indicadores
No indicador Longevidade, Alfenas teve a pontuação mais elevada: 0,841. Porém, outras cidades da região também tiveram um índice mais elevado neste item como é o caso de Itajubá que alcançou 0,884.
Foto: Sérgio Andrigo/Arquivo
No indicador educação, Alfenas pula para terceira colocação entre as cidades mais bem colocadas do Sul/Sudoeste Mineiro no ranking geral. O município atingiu o índice 0,712, ficando atrás de Lavras (0,719) e Itajubá (0,718).
Mas no indicador renda a cidade não conseguiu avançar posições entre as cidades mais bem colocadas. A pontuação neste item caiu de 0,754 (no estudo anterior) para 0,737 no estudo divulgado esta semana pelo Pnud. O destaque na região foi Juruaia com 0,794, a melhor pontuação entre as cidades do Sul de Minas.
Para o prefeito Maurílio Peloso (PDT), o crescimento de alguns indicadores como renda e longevidade acompanha uma tendência nacional e afirmou que a atual gestão deve focar, principalmente, políticas voltadas para a educação. Disse que o investimento em educação é um desafio “muito mais do que meta”.
Minas
Embora Minas Gerais apresente crescimento de 0,624 (IDH de 2003) para 0,731 (IDH 2013), a pontuação é menor que os outros três estados do Sudoeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Comparando-se com todas as unidades da Federação, o Estado está com a 9ª posição.
O deputado estadual Pompilio Canavez (PT), líder da minoria na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), criticou o governo do Estado e defendeu a necessidade de investimento em educação como caminho para melhorar o IDH. “É preciso investir nos profissionais e na estrutura das escolas”, disse.
LEIA MAIS:
Índice de competitividade do Sebrae coloca Alfenas em 20˚
Alfenas avança 55 colocações no ranking estadual da Firjan
COMENTÁRIOS