Postado em terça-feira, 2 de julho de 2013
às 12:22
Deputados estarão em Alfenas na quinta para discutir uso da água
A Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas estará em Alfenas, nesta quinta-feira, para discutir questões relacionadas ao uso da água.
Da Redação
A Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estará em Alfenas, nesta quinta-feira, para ouvir os comitês de bacias hidrográficas e discutir questões relacionadas ao uso da água e à gestão de recursos hídricos. A reunião acontecerá às 10 horas na Câmara Municipal.
O deputado estadual Pompilio Canavez (PT) é um dos integrantes da Comissão das Águas e foi quem solicitou a inclusão de Alfenas na programação das audiências, divulgada em abril. O município, que integra a região do Lago de Furnas, é a sede da Alago (Associação dos Municípios da Região do lago de Furnas), que tem 42 prefeituras associadas.
A audiência pública em Alfenas faz parte de uma série de encontros regionais que estão sendo realizados em 12 cidades do Estado para conhecer as demandas e colher sugestões para o desenvolvimento do trabalho da comissão que tem duração de dois anos.
Na reunião, os comitês deverão expor o cenário das águas nas bacias hidrográficas da região; a situação da implantação da política de recursos hídricos; boas práticas e casos de uso e conservação da água e os desafios atuais para as bacias.
Foto: Reprodução/Ricardo Barbosa/ALMG

Ao lado do presidente da Comissão da Águas Almir Paraca (PT), o deputado
Pompilio Canavez (PT) que solicitou audiência pública em Alfenas
Além de Alfenas, também estão na programação Belo Horizonte, Uberlândia (Triângulo), Frutal (Triângulo), Paracatu (Noroeste), Teófilo Otoni (Mucuri), Montes Claros (Norte), São Francisco (Norte), Três Marias (Central), Ipatinga ou Governador Valadares (Rio Doce), Minas Novas (Jequitinhonha/Mucuri) e Juiz de Fora (Zona da Mata).
As ações da comissão serão divididas em três etapas. A próxima, após as audiências regionais, contempla encontros temáticos para tratar dos assuntos levantados durante a primeira fase dos trabalhos. A terceira etapa será a de elaboração e apresentação do relatório final da comissão, quando será traçado um panorama da situação das águas em Minas Gerais e reveladas as sugestões para que os problemas referentes ao recurso sejam sanados.
Caravana da Saúde
A cidade também recebe na próxima segunda-feira (8) a Caravana da Saúde da ALMG. O objetivo da visita é coletar assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular que obriga a União a investir 10% de sua receita corrente bruta na área da saúde.
A reunião será no auditório da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) a partir das 10 horas. A Caravana da Saúde, que está percorrendo todas as regiões do Estado, é a interiorização da Campanha Assine + Saúde, que já recolheu mais de 440 mil assinaturas em Minas.
Para que o Congresso Nacional aceite o projeto, é preciso reunir 1,5 milhão de assinaturas provenientes de pelo menos cinco Estados. O número de adesões em todo o Brasil chega a 1,25 milhão, segundo a Comissão de Saúde da ALMG.

COMENTÁRIOS