Postado em quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Aprovada participação de Alfenas em consórcio intermunicipal
Da Redação
Os vereadores se reuniram extraordinariamente, na sexta-feira, dia 11 de novembro, para discutir e votar o projeto de Lei que autoriza a participação de Alfenas no Cisgem (Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento dos Serviços de Atendimento de Urgência e Emergência e Ações de Educação Permanente em Urgência e Emergência nas Microrregiões de Varginha, São
Lourenço/Caxambu, Lavras, Três Corações e Três Pontas).
A proposta que na pauta estava em primeiro turno foi aprovada em única discussão e votação, por solicitação da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCLJRF).
O presidente da Comissão de Justiça, José Batista Neto (PMDB), justificou a necessidade da urgência. Segundo o parlamentar, a secretária municipal de Saúde, Ludmila Barbosa Bandeira Rodrigues, informou que quanto mais cedo o consórcio se organizar, mais rapidamente será beneficiado.
Consórcio abrange 50 municípios
O Cisgem é integrado por 50 municípios do Sul de Minas, inclusive Varginha, São Lourenço, Três Pontas, Três Corações e Lavras. O consórcio possibilita a criação do SAMU Regional. O contrato para a implantação do SAMU 192 foi assinado em novembro de 2010 e 16 ambulâncias foram entregues em dezembro.
A implantação foi possível graças a uma parceria entre os governos municipais, estadual e federal, bem como sua futura manutenção. O atendimento de urgência visa cobrir um terço da região Macrosul e beneficiará 860 mil pessoas.
A sede do Complexo Regulador Médico de Urgências será instalada em Varginha em área superior a 5.000 metros quadrados, com área edificada de 2.000 metros quadrados. Será custeada com verbas federais e estaduais, cabendo ao município a doação do terreno.
Também serão custeados pelos governos federal e estadual todos os equipamentos necessários para a operacionalização do complexo regulador. Nesse espaço atuarão os médicos reguladores, além de equipe administrativa e de suporte às unidades móveis.
A frota terá 12 Unidades de Suporte Básico, três Unidades de Suporte Avançado e futuramente contará com veículos de intervenção rápida como motolâncias e utilitários.
O SAMU 192 trabalha em parceria com outros órgãos de atendimento de urgência, tais como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Defesa Civil e outros grupos de resgate, inclusive aqueles instalados nas rodovias em regime de concessão.
Além de viaturas e equipes médicas terrestres, o SAMU 192 poderá operar helicópteros para o apoio aos atendimentos complexos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU, o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce tendem a cair drasticamente.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.
Fonte: Assessoria de Imprensa
da Câmara Municipal de Alfenas

COMENTÁRIOS