Postado em quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Esposa do prefeito e dois novos secretários fecham a equipe


Alessandro Emergente

A primeira-dama de Alfenas, Ivone Canavez, está entre os três novos secretários nomeados pelo prefeito Pompilio Canavez. Ela assumiu o comando da recém criada Secretaria da Criança, Adolescente, Igualdade Racial e Desenvolvimento Social. Os novos secretários Joselito de Souza/Lito (Juventude e Turismo) e Daniel de Carvalho (Planejamento e Orçamento) fecham a equipe do primeiro escalão.

Numa reforma administrativa promovida no final de dezembro, a prefeitura aumentou de dez para 14 o número de secretarias. Mas a assessoria de comunicação da prefeitura informou, nesta quinta-feira, que uma das secretarias criadas (a de Habitação e Participação Popular) foi incorporada à Secretaria Municipal de Governo, comandada pelo advogado Antônio Carlos Esteves Pereira. Com isso, passa a ser 13 o número de secretários que compõe a equipe que responde diretamente ao prefeito.

Com a nomeação da esposa como secretária, o prefeito utiliza pela segunda vez da brecha jurídica, deixada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que permite a nomeação de parentes para cargos de primeiro escalão (considerados agentes políticos). Em novembro, Ivair Morais foi nomeado secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, após deixar a superintendência do Meio Ambiente (2º escalão).

Lito assumiu a Secretaria de Juventude e Turismo, que chegou a ser cobiçada por outros aliados. Apadrinhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Dilzon Melo, Lito entrou para o Governo e ganhou espaço a partir da segunda metade de 2008, quando foram definidas as candidaturas.

Presidente do PTB, Lito anunciou, em junho do ano passado, a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2008. Chegou a negociar com a oposição uma coligação, mas retirou sua pré-candidatura após Dilzon Melo definir pelo apoio a reeleição de Pompilio. Foi acusado pela oposição de negociar simultaneamente com governistas e oposição durante o período pré-eleitoral.

O novo secretário de Juventude e Turismo é advogado criminalista e educador. Oriundo do quadro petista, foi um dos desafetos internos de Luizinho, que se tornou o principal estrategista e articulador do PT, na década passada.

Daniel de Carvalho, que ocupará a Secretaria de Planejamento e Orçamento, foi secretário-executivo (2º escalão) durante o primeiro mandato de Pompilio. No último governo de José Wurtembeg Manso (Beg), integrou a equipe de secretários.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo