Postado em terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Mais 4 estão no páreo com Pompilio na disputa pela AMM
A corrida para a disputa da presidência da AMM já aponta, pelo menos, quatro concorrentes além do prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez (PT).
Alessandro Emergente
A corrida para a disputa da presidência da AMM (Associação Mineira de Municípios) já aponta, pelo menos, quatro concorrentes além do prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez (PT). Os prefeitos ainda articulam apoios políticos para conquistarem o comando da AMM na eleição que deve ocorrer em janeiro.
Em outubro, logo após ser reeleito, Pompilio concedeu entrevista ao Alfenas Hoje e revelou a sua intenção de presidir a AMM. No último sábado, o jornal O Tempo revelou que além de Pompilio outros quatro prefeitos vão lutar pela presidência da entidade. São eles: Warmillon Fonseca Braga (DEM), de Pirapora; Ângelo José Roncalli de Freitas (PSDB), de São Gonçalo do Pará; Waldir Silva Salvador de Oliveira (PSDB), de Itabirito e Aurélio Cézar Donádia Ferreira (PSDB), de Itabirinha de Mantena.
A relação, ainda extra-oficial, mostra que o prefeito de Alfenas é o único pertencente a uma legenda ligada ao Planalto. Os três tucanos e o democrata Warmillon Braga integram a base partidária do governador mineiro Aécio Neves (PSDB).
A fase de busca de apoio dos caciques políticos ainda está em curso e pode ser decisiva, revela a reportagem de O Tempo. Na lista de investidas dos candidatos estão lideranças mineiras como Luiz Dulci (ministro chefe da Secretaria da Presidência da República), Fernando Pimental (prefeito de Belo Horizonte), Patrus Ananias (ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Hélio Costa (ministro das Comunicações) e o próprio governador e alguns de seus secretários.
A data da eleição ainda não foi oficializada, mas a tendência é que ocorra na segunda quinzena de janeiro, após a diplomação e posse dos prefeitos eleitos que deverão concorrer ao cargo. O eleito irá suceder o prefeito de Mariana, Celso Cota Neto (PMDB).
A presidência da AMM é um atrativo para os prefeitos que buscam maior visibilidade política. A função permite ao líder da entidade voz ativa junto à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), poder de articulação junto a bancada mineira no Congresso Nacional e, claro, boas oportunidades para visibilidade junto aos órgãos de imprensa do Estado.
Pompilio que ocupava a presidência da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) desde o primeiro ano de seu mandato já deixou o cargo. Em seu lugar, assumiu o prefeito de Fama, Ângelo Saksida. O prefeito de Alfenas nega qualquer possibilidade de estar a frente da AMM para no futuro próximo disputar uma vaga na Assembléia ou na Câmara dos Deputados, hipótese especulada no meio político.

COMENTÁRIOS