Postado em terça-feira, 11 de novembro de 2008
Câmara Municipal confirma plantio de árvores frutíferas
Alessandro Emergente
Em mais uma sessão relâmpago, a Câmara Municipal confirmou, na noite de segunda-feira, a aprovação do projeto de lei que institui o Pró-Ecovit (Programa
Municipal de Arborização Urbana com Árvores Frutíferas). A proposição agora segue para sanção do prefeito Pompilio Canavez (PT) para sanção para que se torne lei.
A proposta foi apresentada pelo ex-presidente da Câmara, Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos/PT), e prevê uma política de plantio de arvores frutíferas em áreas verdes do município. O texto prevê a possibilidade de parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada.
“O objetivo do Pró-Ecovit é ecológico, educacional e proporcionar a melhoria ambiental através da arborização urbana com árvores frutíferas e ao mesmo tempo sirva de alimento à população”, diz o artigo 2º da futura lei.
O Pró-Ecovit somará com o Plano de Arborização, aprovado recentemente pela Câmara, e instituído pela Lei nº 4.059/2008. O Plano de Arborização prevê a troca de árvores impróprias para o perímetro urbano por outras que resolveria conflitos com a rede elétrica, segurança e infra-estrutura.
A sessão desta segunda-feira durou cerca de 10 minutos. Apenas o projeto que previa o Pró-Ecovit estava na pauta em 2ª votação. Os vereadores não fizeram uso da palavra nas considerações finais onde a palavra é aberta aos parlamentares.

COMENTÁRIOS