Postado em sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Mulheres são maioria entre o eleitorado de Alfenas

No domingo, 52.251 eleitores estão aptos a escolher o novo prefeito e os novos vereadores de Alfenas. A maioria (57%) destes eleitores são mulheres.


Alessandro Emergente

No domingo, 52.251 eleitores estão aptos a escolher o novo prefeito e os novos vereadores de Alfenas. A maioria (57%) destes eleitores são mulheres o que representa 26.774 eleitoras. Apesar disso, as candidatas são a minoria na disputa pelas vagas dos cargos eletivos.

A superioridade numérica das mulheres na composição do eleitorado alfenense segue um quadro semelhante ao nacional, mas em percentual maior. No Brasil, 51,8% do eleitorado é feminino. O número de candidaturas não segue, nem de longe, esta proporção percentual. Reportagem do Uai, em julho, mostrou que só 10,3% dos registros de candidaturas às prefeituras ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) são do sexo feminino.

Em Alfenas, nenhuma mulher tenta a disputa para prefeitura da cidade. Em apenas uma das três chapas existe uma representante do sexo feminino na disputa: Nadiege Bruzadelli Bernardes, candidata a vice na chapa da coligação “Ousadia e Esperança”, encabeçada por Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB).

A Câmara Municipal não tem nenhuma mulher ocupando a função de parlamentar na atual legislatura. Na disputa, elas também são minoria. Dos 141 registros de candidatos, o número de candidatas do sexo feminino não chega a 40.

A estrutura partidária e questões culturais são apontadas como entraves a mudanças significativas neste cenário. "As mulheres romperam barreiras no mercado e escolaridade, mas espaços de poder são a última fronteira", disse Sônia Malheiros, subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em entrevista concedida ao Uai.

Em todo o País, só cerca de 20% dos registros de candidaturas para eleição deste ano são de mulheres. Os partidos devem reservar 30% das vagas entre candidatos à disputa proporcional para um dos sexos.

Raio X de Alfenas

A maior parte das 26.774 eleitoras de Alfenas está na faixa dos 25 aos 59 anos: 17.906. Pelos dados do TSE, essa faixa etária pode ser dividida em três grupos: 6.211 mulheres dos 25 aos 34 anos; 5.268 dos 35 aos 44; e 6.427 dos 45 aos 59. Existem ainda 2.255 eleitoras entre 60 e 69 anos e 1.850 acima dos 70.

As jovens eleitoras representam parcela significativa do alvo de disputa de candidatos. De 18 a 20 anos, são 1.765 eleitoras. Dos 21 aos 24, 2.552. Com 16 e 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo, 446 podem ir às urnas.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo